quinta-feira, 17 de setembro de 2009

DEPUTADO VENÂNCIO FONSECA CONDENA DECLARAÇÃO DO VICE-PREFEITO DE ARACAJUSOBRE MOTOTÁXIS.

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna na manhã de hoje (17) para condenar a declaração do vice-prefeito de Aracaju, Silvio Santos (PT), em entrevista ontem à jornalista Kátia Santana, em seu programa na TV Caju – e reporduzida nesta quinta no programa do radialista George Magalhães, que comparou a luta dos mototaxistas para regulamentar o serviço na capital com um possível movimento dos traficantes de crack para regularizar a ação. Para Venâncio, Silvio Santos foi muito infeliz na declaração, que o deixou estarrecido.

O deputado, munido de uma gravação da entrevista, a reproduziu em plenário para que todos os deputados tomassem conhecimento da declaração do prefeito. Na gravação, dentre outras coisas, Silvio Santos disse que “minha opinião é não regulamentar e acho um erro o que já aconteceu no Congresso Nacional. Esse serviço de mototaxi não é transporte coletivo, não atende aos anseios da população, coloca em risco as vidas das pessoas e não vale esse argumento de que vai desempregar uma série de pais de família porque, daqui a pouco, os vendedores de crack também vão pedir a legalização”.

Venâncio disse em seguida que “eu fiquei indignado com esta declaração e o pior é que o vice-prefeito, no programa de rádio hoje, disse que não retirava uma palavra do que disse. Ele perdeu uma grande oportunidade de pedir desculpas públicas a categoria. Todos nós somos passíveis de erros, mas temos que ter a humildade de reconhecê-los. Mas o vice-prefeito, com uma falta de respeito e uma prepotência absurda, disse que o presidente do sindicato podia reunir a categoria e dar publicidade do seu posicionamento porque ele não tinha medo, anda sem segurança e se colocou disposto a enfrentar a categoria! Logo um membro do PT dando uma declaração dessa contra os trabalhadores!”, espantou-se.

O líder da oposição então colocou que o mototaxista é um trabalhador comum que está lutando honestamente pela legalização da sua classe. “Traficante não é trabalhador! É bandido! Ele jamais poderá ser comparado com oo trabalhador que luta pelo seu ‘pão de cada dia’. A luta deles é digna e honesta como qualquer uma outra. É um direito e uma ideologia deles. O vice-prefeito da capital não tem o direito de fazer uma comparação dessas! Além da comparação, ele ainda disse que a categoria tem que procurar uma profissão correta e decente. Ele quis dizer o que com isso? Foi uma comparação infeliz e grosseira. Eu trago o meu repúdio e a minha solidariedade a categoria na qualidade de representante do povo. Trata-se de uma profissão já legalizada pelo Congresso Nacional e que, inclusive, já foi sancionada pelo presidente da República”, completou.

Em aparte, o vice-líder da bancada de oposição, deputado Augusto Bezerra (DEM) disse que “cada cidadão pode ter o seu entendimento sobre determinada questão, mas não se pode desqualificar e comparar um profissional com um traficante! Se existe a profissão é porque há demanda! O que mais preocupa, nesse caso, é que a declaração vem de uma pessoa que se candidata ao posto de presidente do Diretório Estadual do PT em Sergipe”, alertou.

O deputado Arnaldo Bispo (DEM) colocou que o vice-prefeito de Aracaju foi infeliz na declaração e lembrou que os mototaxis prestam um bom serviço no município de Itabaiana e em várias outras cidades do interior do Estado. “Eu acho que, com a regulamentação, o serviço de mototaxi tende a ficar ainda mais organizado. Cito o exemplo de Carira, por exemplo, onde eu tenho uma propriedade. O vaqueiro de lá, quando precisa de um remédio ou de uma peça na sede do município, liga para o mototaxi e o mesmo leva a encomenda com segurança e agilidade. Às vezes, nem os taxistas querem seguir por certas estradas”, citou. A deputada Goretti Reis (DEM) também lamentou a declaração do vice-prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário