quarta-feira, 7 de abril de 2010

ONCOLOGIA DO HUSE CELEBRA DIA MUNDIAL DO COMBATE AO CÂNCER.

Nesta quinta-feira, 8, o Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) vai celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer com pacientes, familiares e profissionais de saúde da unidade. O evento acontece a partir das 9h, no próprio Centro de Oncologia.

Este ano, o tema escolhido para a campanha de conscientização foi ‘Eu respeito o câncer de mama’. A ideia é mostrar a toda a sociedade que a mulher pode encarar a doença sem perder a autoestima. Para isso, será lançado um painel com fotografias de pacientes mastectomizadas (que fizeram a retirada da mama).

As personagens são integrantes do Mamafest – grupo de integração formado por mulheres em tratamento no hospital que, em sua maioria, são donas de casa e pela primeira vez tiveram a oportunidade de destacar sua essência feminina como estímulo para continuar a luta pela vida. Segundo especialistas, exemplos de superação nessa data são importantes para estimular outras pessoas que passam pelo mesmo problema de saúde.

Dados

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para 2010 em Sergipe, estão previstos mais de três mil novos casos de câncer. Deste total, cerca de 350 somente de mama. Pela primeira vez, o Inca identificou a taxa de risco que uma pessoa tem de adquirir o câncer, que em 1979 era de 40 a cada 100 mil mulheres e de 60 a cada 100 mil homens, e em 1999 alcançou o patamar de 60 a cada 100 mil mulheres e 80 a cada 100 mil homens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário