quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

BLITZ DA CIDADANIA DESTACA NECESSIDADE DE DOAÇÃO DE SANGUE.

Conscientizar motoristas e pedestres sobre a importância da doação e melhorar o estoque de sangue no período das festas de final de ano e das férias. Esta foi a finalidade da blitz da cidadania realizada na manhã desta quarta-feira, 22, na Avenida Beira Mar, em Aracaju. A ação foi organizada pelo Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), unidade gerenciada pela Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), uma das três fundações estatais criadas pelo Governo de Sergipe através da Secretaria de Estado da Saúde.

Durante a blitz foram distribuídos cinco mil panfletos para condutores de veículos de passeios e usuários do transporte coletivo, contendo informações sobre os critérios necessários para a doação de sangue. O trabalho contou com o apoio de 12 agentes de trânsito da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e um grupo da Federação de Bandeirantes do Brasil, composto por 15 adolescentes.

O diretor geral da FSPH, Roberto Gurgel, destacou a necessidade de reforçar o estoque de sangue do hemocentro em períodos festivos. “Esse trabalho quer chamar a atenção das pessoas sobre a necessidade da doação de sangue. O período requer cautela por conta das festas com grandes aglomerações”, afirma.

O sub-comandante da Polícia Militar, coronel Eduardo Santiago, lembrou que a parceria entre o Hemose e a instituição militar vem desde final de 2005. “Já trabalhamos conjuntamente em outras ocasiões. Sempre que somos convocados oferecemos nossa contribuição para melhorar o estoque de sangue do hemocentro”, relatou.

Para o coordenador da Federação dos Bandeirantes, José Francisco, participar desse trabalho é uma forma de inserir os adolescentes no trabalho do voluntariado com cidadania. “Estamos todos mobilizados para levar educação para os cidadãos”, comentou.

Histórico

Os meses de dezembro, janeiro e fevereiro são considerados períodos críticos para os hemocentros do Brasil em função das férias e do aumento do fluxo de condutores nas estradas. Historicamente nestes meses, há uma redução no número de doações, que caem em média 40%, passando de 120 para 70 bolsas coletas. Em períodos normais são feitas uma média de 100 a 140 coletas.

Atividades

O Serviço de captação do Hemose iniciou o trabalho de intensificação na captação de novos doadores. Nesse sentido, nos meses de janeiro e fevereiro serão realizadas novas atividades para mobilizar e sensibilizar os sergipanos para a necessidade da doação voluntária de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário