terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SÍLVIO SANTOS QUER REORGANIZAR O FLUXO DOS MEDICAMENTOS NAS UNIDADES DE SAÚDE.

O prefeito em exercício e secretário municipal de Saúde, Silvio Santos, esteve reunido com gerentes das 43 Unidades de Saúde da Família (USF) e coordenadores de regiões para tratar sobre questões relacionadas ao fluxo e controle no estoque de medicamentos disponíveis da Rede de Atenção Básica de Aracaju (Reab). A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 20, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).

Silvio Santos iniciou o encontro conclamando os gerentes e coordenadores da Reab a estarem atentos ao novo roteiro para solicitação de medicamentos, utilizando o sistema de via web e o procedimento operacional padrão para recebimento, estocagem e dispensação de medicamentos nas Unidades de Saúde. O secretário lembrou ainda que a falta de medicamento nos postos foi uma das maiores dificuldades que enfrentou quando assumiu a pasta da saúde.

"Hoje, eu posso dizer que conseguimos finalizar a licitação dos medicamentos já na segunda quinzena do mês de novembro e inclusive fizemos uma licitação emergencial para atender mais de 40 itens que faltavam nessa lista. É possível que fechemos o ano de 2010 com 100% dos itens em nosso estoque", disse Silvio Santos.

Quanto ao controle, regulação e distribuição desse estoque na rede municipal, o secretário de Saúde salientou que a atual gestão vai cobrar das USFs um balanço diário. "Estamos atuando para melhorar o controle desse estoque para que não falte medicamentos nas Unidades de Saúde. Para isso, todo o final de dia as farmácias das unidades terão de fazer um balanço dando conta de tudo que entrou e saiu do estoque naquela data", destacou o secretário.

Para tornar este controle ainda mais eficaz, as farmácias de cada USF só poderão despachar receitas de pacientes que forem atendidos na mesma unidade. "O paciente só vai conseguir despachar a receita se for atendido pelo médico daquela unidade. A farmácia de cada USF vai ter de dar conta somente dos seus pacientes. A ideia é melhorar o fluxo e controle do estoque da unidade e, por consequência, ajudar no controle do estoque central", afirmou Silvio Santos.

Oportunidade

A coordenadora da 3ª Região, Mércia Simone de Meneses Carvalho, diz que a reunião veio em bom tempo. "É uma oportunidade para tirarmos dúvidas e aprendermos a organizar o fluxo de liberação de medicamentos, enfatizando a importância de orientar o usuário quanto a importância de buscar o atendimento completo no território onde está localizada a Unidade de Saúde em que recebe assistência", ressaltou.

Na reunião, o secretário municipal de Saúde aproveitou para destacar os nomes da mesa diretora que o assessoram na gestão, a diretora de Planejamento Estratégico, Marieta Oliveira; o diretor de Gestão de Trabalho, Tecnologia da Informação e Suporte dos Serviços de Saúde, Mário Ferreira; e a assessora técnica, Ana Márcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário