segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

SSP MODERNIZARÁ REGISTRO DE OCORRÊNCIAS PELA INTERNET.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) de Sergipe firmou parceria com a Companhia de Informática do Paraná (Celepar) para cessão de programas para computador que melhorem a prestação de serviços da Polícia Civil à população. O convênio renderá uma economia estimada em R$ 10 milhões aos cofres públicos sergipanos e resultará na modernização do registro de Boletins de Ocorrência via internet e um processamento mais eficaz de dados relativos a ocorrências.

A assinatura do termo de cessão de direito de uso dos programas desenvolvidos pela Celepar aconteceu no último dia 14, na sede da SSP do Paraná, em Curitiba, e reuniu o secretário da Segurança Pública paranaense, coronel Aramis Linhares, o secretário-adjunto da SSP de Sergipe, coronel Aelson Resende Rocha, o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Jorge Azor Pinto, o superintendente da PC de Sergipe, João Batista, e o presidente da Celepar, José Antônio de Castro.

Para Resende, além de proporcionar uma economia ao Estado a iniciativa irá agilizar o trabalho dos órgãos de segurança pública. “Com esse convênio Sergipe irá se apropriar das ferramentas tecnológicas que desenvolvidas e utilizadas pelo estado do Paraná, dando agilidade ao trabalho desenvolvido pelos órgãos de segurança pública de Sergipe. O boletim de ocorrência será modernizado e conectado ao registro da Polícia Militar”, comemorou o secretário-adjunto.

Renovação

Um convênio assinado com a Celepar há cerca de oito anos foi responsável pela implantação do boletim via internet em Sergipe. Esse convênio expirou e o serviço acabou ficando obsoleto. Com essa nova parceria, a ferramenta será modernizada e ampliada. “Hoje no Paraná esse serviço é bem mais sofisticado, conectado aos relatórios de ocorrência policial da PM e de outros órgãos de segurança do Estado. Eles já estão numa segunda fase, que é a virtualização de toda produção de cartório das unidades da Polícia Civil”, destacou o superintendente Batista.

João Batista fez questão de salientar que, com a iniciativa, o estado de Sergipe irá economizar tempo e dinheiro. “Caso tivéssemos de produzir essas ferramentas teríamos que desembolsar mais de R$ 10 milhões e demandaríamos muito tempo na produção da tecnologia. No Paraná existe uma legislação própria, que obriga o estado a democratizar as tecnologias produzidas. Sergipe será o primeiro estado a ser contemplado”, complementou o delegado.

Modernização

Com as novas tecnologias, o boletim de ocorrência utilizado em Sergipe vai se tornar uma grande fonte de pesquisa, de inteligência e de estatística. A idéia é que o processo permita uma comunicação com outros órgãos de segurança pública, a exemplo do Instituto de Identificação e o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). Outra vantagem será a virtualização da produção cartorária, proporcionando mais segurança aos procedimentos, menos volume de papel nas unidades policiais e celeridade nas estatísticas produzidas pela polícia.

A nova tecnologia já está sendo transferida para a SSP de Sergipe e a expectativa é de que no segundo semestre de 2011 o serviço já possa ser utilizado. De acordo com o programador da SSP de Sergipe Jenilson Gomes, a vantagem do novo sistema é que ele foi criado sob o acompanhamento de gestores em segurança pública.

“O grupo vem trabalhando há cerca de quatro anos com o acompanhamento dos profissionais de segurança pública. Essa integração é importante para que o produto final realmente contemple e seja útil no dia-a-dia das ações desenvolvidas pelos órgãos de segurança. A tecnologia já está sendo migrada e a previsão é que no segundo semestre do próximo ano Sergipe já possa usufruir”, explicou Jenilson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário