quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PROPOSTA TORNA OBRIGATÓRIA ADEQUAÇÃO DE GUICHÊS PARA CADEIRANTES.

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7147/10, do deputado Edmar Moreira (PR-MG), que torna obrigatória a adequação de guichês para o atendimento a cadeirantes. Pelo projeto, estabelecimentos privados e públicos - como agências bancárias, repartições, rodoviárias, aeroportos e lojas - que usem balcões destinados ao público deverão ter pelo menos um guichê com até um metro de altura para esses clientes.

A proposta sujeita o estabelecimento infrator às punições previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90) como multa; suspensão temporária de atividade; revogação de concessão ou permissão de uso; e cassação de licença do estabelecimento ou de atividade. "O objetivo da proposta é facilitar o atendimento às pessoas com deficiência que utilizem cadeira de rodas para locomoção", afirma Moreira.

Norma infralegal

O Decreto 5.296/04, que estabelece normas gerais para a promoção da acessibilidade, já prevê adequação de balcões e bilheterias para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de acordo com normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O projeto de Edmar Moreira torna lei a obrigatoriedade estabelecida pelo decreto.

Tramitação

O projeto tramita apensado à proposta que institui o Estatuto do Portador de Deficiência (PL 7699/06), em regime de prioridade. As propostas aguardam votação pelo Plenário.

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário