terça-feira, 21 de dezembro de 2010

NOVO PRONTO-SOCORRO DO HUSE COMEÇA A ATENDER PACIENTES.

Seguindo o conceito da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, o pronto-socorro adulto do Huse é considerado um dos mais modernos do estado

Foto:  Walber Faria

No balcão da recepção padronizada, a dona de casa Josileide Farias fornece as informações necessárias para o preenchimento da Ficha de Atendimento Emergencial (FAE) do filho. Weslan Oliveira, 18, foi vítima de um acidente de moto na cidade de Poço Redondo. Encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), o paciente elogiou o acolhimento na unidade. “Achei tudo aqui muito melhor, mais calmo. Fui bem recebido, graças a Deus”, disse o estudante.

Conforto e organização são os pilares do novo complexo hospitalar. Seguindo o conceito da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, o pronto-socorro adulto do Huse é considerado um dos mais modernos do Estado. “Temos todo o aparato necessário para quem precisa de um serviço de qualidade. Agora com as portas abertas para o público, estamos iniciando um novo ciclo na saúde pública de Sergipe”, relata o superintendente do Huse, Francisco Claro.

Funcionamento

Para garantir agilidade na primeira fase de abertura da unidade, o fluxo foi definido com base em algumas prioridades técnicas. Os primeiros pacientes a serem transferidos para as novas dependências foram aqueles que estavam nas áreas Amarela e Vermelha, consideradas as mais graves. Juntos, enfermeiros, médicos e maqueiros fizeram a remoção com toda a segurança adequada.

“Montamos uma verdadeira força-tarefa, com equipamentos para ventilação mecânica capazes de estabilizar o paciente durante todo o percurso. Os profissionais ficaram a postos, em caso de parada cardiorespiratória” explicou a médica Paula Mirachi.

Na área azul, os pacientes foram recebidos com um avançado formato de classificação de risco, capaz de evitar a superlotação. “Teremos um atendimento inicial com medicação para aqueles que apresentam sintomas clínicos, como dor abdominal, por exemplo. Assim que houver o alívio dos sintomas, redirecionamos paciente para a rede básica onde ele será acompanhado ambulatorialmente. Vamos priorizar os pacientes mais graves para não inflar a internação,” explicou o gerente da área Azul Tony Lino.

Motivação

Quem trabalha diariamente no pronto-socorro do Huse, já destaca as mudanças sentidas no novo ambiente. “A minha expectativa é positiva. Só o fato de desenvolver a rotina num lugar diferente, claro e arejado, renova o fôlego da gente,” avaliou a técnica de enfermagem Eleonora Nascimento.

Na nova sala, a equipe do serviço social iniciou o atendimento aos acompanhantes e familiares vindos principalmente dos municípios do interior. “Estamos fornecendo informações, mantendo contato com as prefeituras para o envio de ambulâncias e providenciando todos os protocolos fundamentais para o andamento do fluxo. A adaptação está sendo muito boa,” disse a assistente social Vanete Santos.

Estrutura

O novo prédio do Huse foi projetado numa área de 3.500 m². A primeira etapa, inaugurada pelo Governo de Sergipe no último dia 16, corresponde à metade do total da obra. Somente em infraestrutura, Estado investiu cerca de R$ 22 milhões.

Deste total, foram gastos R$ 2.706.300,26 em aparelhos de alta tecnologia e mobiliário. São respiradores, monitores multiparamétricos, desfibriladores, carros de emergência, aparelhos de raio-X, além de macas, cadeiras de rodas e colchões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário