quinta-feira, 3 de novembro de 2011

ESTACIONAMENTO EM TRECHO DA AVENIDA GONÇALO ROLLEMBERG FICA PROIBIDO.

Para garantir mais fluidez nas vias da capital, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vem adotando corredores livres em avenidas de grande fluxo de veículos, nas quais o estacionamento fica proibido. Desta vez, a medida atinge a avenida Gonçalo Prado Rollemberg, no trecho entre a rua Lagarto e a avenida Anísio Azevedo, somente no sentido Centro - São José. A medida está valendo desde segunda-feira, 31.

“Queremos melhorar as condições do trânsito de Aracaju e conscientizar a população da importância desta mudança para a promoção da mobilidade urbana. A adoção do corredor livre nesta via beneficia não só os motoristas, mas também os comerciantes do local, porque muita gente deixa de vir aos estabelecimentos comerciais da Gonçalo Padro devido aos transtornos provocados pela lentidão no trânsito”, explica o superintendente da SMTT, Antonio Samarone.

Dinamismo

Por toda extensão da via já foram colocadas placas de proibido estacionar, e em caráter educativo, até o dia 7 de novembro, agentes e orientadores de Trânsito estarão na região informando e explicando para comerciantes e motoristas a importância dos corredores livres. Após o dia 8 novembro, o condutor que desrespeitar a sinalização será autuado.

Estudos feitos pelo DPS apontam que a adoção de corredores livres é a solução mais viável para otimizar as condições do trânsito e o fluxo de veículos. “Além de restringir o estacionamento de veículos na via, também aumentaremos o tempo do conjunto semafórico entre a Gonçalo Prado Rollemberg e a Anísio Azevedo em 30 segundos. Deste modo, visamos garantir que o fluxo de veículos seja ainda mais dinâmico”, declara o engenheiro do DPS, Fernando Nunes.

Aprovação

Para o taxista, Marcos Antônio Ferreira, a mudança se fazia necessária. “Trabalho nesta região há um bom tempo e nos horários de pico, somente neste pequeno trecho da rua Lagarto até a Anísio, gastamos aproximadamente 15 minutos. Acredito que proibir o estacionamento aqui na Gonçalo Prado vai fazer com que o trânsito flua de forma mais eficiente”, vislumbra.

O policial militar, Sidival Freitas, também aprova a medida. “Sou a favor de qualquer ação que contribua para a fluidez do tráfego. O número de veículos em Aracaju aumentou muito nos últimos anos e se medidas como estas não forem tomadas, daqui a pouco tempo o trânsito da nossa cidade ficará inviável”, aponta.

Mudanças

O ponto de táxi que fica na avenida Gonçalo Prado Rollembreg, será recolocado na rua Stanley Santos, na lateral de um supermercado. “Os taxistas que fazem ponto no local, já estavam cientes da mudança. Até o final desta semana mudaremos o abrigo. O ponto já está funcionando na Stanley Santos”, conta Fernando Nunes.

Além da avenida Gonçalo Prado Rollemberg, também foi adotado o corredor livre em outras vias de grande fluxo de Aracaju, a exemplo das avenidas Barão de Maruim; Francisco Porto; Hermes Fontes, desde o viaduto da Francisco Porto, até a avenida Airton Teles.

Lei

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estacionar em local proibido é considerado infração média e o condutor, além de pagar multa de R$ 85,13, é penalizado com quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário