domingo, 21 de julho de 2013

15 PRESOS FOGEM DO PRESIDIO DE AREIA BRANCA E APENAS 5 FORAM RECAPTURADOS.

Um e-mail enviado à redação do FAXAJU on-line, mostra a fragilidade em que se encontra a segurança nos presidios do estado de Sergipe. Na sexta-feira (19), quando ocorreu fuga, apenas quatro agentes faziam a segurança de todo o complexo penitenciário.

O e-mail diz ainda que o inspetor geral colocou em risco a sua vida e a de seus colegas, ao se expor na hora de recolher os detentos (451). Segundo o agente que enviou a denuncia, “A situação no Presídio de Areia Branca na sexta-feira, 19.07, foi pior do que imaginavamos, estavam de plantão apenas 04 Agentes por 24 horas”.

Veja o que diz o e-mail:

A situação no Presídio de Areia Branca na sexta-feira, 19.07, foi pior do que imaginavamos, estavam de plantão apenas 04 Agentes por 24 horas.  Além disso podemos constar a população carcerária naquele dia: 451 presos, ou seja, fazendo uma conta rápida verificamos que há 01 Agente penitenciário para cada 112 presos, sendo que a  própria secretaria da justiça já definiu que deveria ser 01 Agente para cada 05 presos. Esta situação, conforme verificamos também no registro abaixo e em anexo, foi relatado no Livro de ocorrências como SITUAÇÃO DE FALÊNCIA DO SISTEMA! Está também registrado que para ser realizada o fechamento dos pavilhões estava disponível apenas um Agente, INSPETOR – GERAL, que por ser cargo comissionado entendeu que deveria colocar sua vida e a dos demais servidores em risco, indo apenas acompanhado de um único servidor fechar 451 presos. Ao invés de 11 como foi noticiado inicialmente, HOUVE A FUGA DE 15 PRESOS, SENDO QUE 05 FORAM RECAPTURADOS. MAIS UM ABSURDO, APENAS 02 AGENTES FORAM OBRIGADOS A EMPREENDER DILIGÊNCIA DE RECAPTURA DE 15 PRESOS, CADÊ A SUPREMACIA DE FORÇA? FORAM AMEAÇADOS QUE SE PORVENTURA NÃO FOSSEM SERIAM AFASTADOS PELA CORREGEDORIA!!

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Um comentário:

  1. Sim, o noticiário acima relata uma realidade. Foi um plantão de 24-horas com dois agentes um motorista e o inspetor do dia. com uma população e 461 detentos. As condições de trabalho é um caos e como relatado no livro de ocorrência falência do sistema prisional. Mas não houve ameaças que se porventura não fosse atrás de recapturar os foragidos seriam afastados pela corregedoria. isso é expeculação, não defendo o Estado e nem a SEJUC para esconder os fatos reais; mais não concordo com expeculações infundadas.
    Falo isso com propriedade, por que eu estava lá.

    ResponderExcluir