segunda-feira, 29 de julho de 2013

JOÃO ALVES EMPOSSA NOVOS AGENTES DE TRÂNSITO.

Dando continuidade aos investimentos na mobilidade urbana, o prefeito João Alves Filho empossou hoje, 29, no auditório do SEST/SENAT, 90 novos agentes da mobilidade que trabalharão no trânsito em toda Aracaju. Os empossados são excedentes do concurso público prestado em 2011.

No último concurso foram aprovados 72 agentes da mobilidade. A pretensão da Prefeitura é empossar mais 40 agentes, totalizando mais de 200 pessoas atuando em benefício do trânsito. De acordo com o prefeito, a convocação dos novos agentes melhorará a circulação dos carros na capital. "Com os novos agentes teremos condições de fiscalizar com mais eficiência o trânsito. Mas, a função deles não é apenas punir. Primeiro cabe a eles educar e orientar a população. Apenas os infratores serão punidos".

Segundo a secretária da Defesa Social e Cidadania, Georlize Costa Teles, com a chegada dos 90 agentes a questão da educação no trânsito será aprimorada. "Teremos mais pessoas na rua com qualificação profissional fiscalizando e obviamente fazendo as punições que se fizerem pertinentes. Mais que dobramos o número de agentes para garantir o direito de ir e vir da população", garantiu a secretária, destacando que o curso de formação de agentes tem duração de um mês e 15 dias de forma presencial e aulas pela rede.

"Além de matérias como legislação de trânsito, mobilidade urbana e condução de viatura, os novos agentes contarão com aulas sobre primeiro socorros, mediação de conflitos e relações interpessoais".

Para o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, hoje Aracaju começa a trilhar um caminho em benefício da população. "Mais agentes nas ruas possibilita mais mobilidade ao trânsito. O agente como elemento humano melhorará a situação e trabalha também na prevenção de acidentes, já que com a presença dos agentes as pessoas sentem-se inibidas a cometer infrações".

Uma das empossadas, Aline Cruz dos Santos, disse em discurso que os novos agentes passarão a contribuir com o município para o bom desenvolvimento da capital. "Estamos realizando o sonho de entrar para o quadro do funcionalismo municipal. Conseguimos isso através de concurso e hoje é um dia muito importante, porque enquanto muitos acordam com o desespero de não ter uma profissão, estamos aqui alcançando a meta do emprego público. Através do trabalho é que conseguiremos conquistar nossos anseios e nossa dignidade como pessoa humana. Agradeço ao prefeito, à secretária Georlize e a Nelson Felipe, pela oportunidade de convocar os excedentes do concurso".

Transporte Público

Questionado sobre a atual situação do transporte público de Aracaju, o prefeito João Alves disse que todas as questões estão sendo resolvidas e que até o dia 31 haverá uma assembleia pública para a resolução da licitação.

"Hoje, no mundo inteiro a questão do transporte é um dos assuntos mais complexos de resolver. A sociedade clama por resoluções. Mas, essa situação não nasceu conosco, e, lamentavelmente, os governantes anteriores não tomaram as medidas necessárias para que essa isso não acontecesse. Agora estamos tomando as providências cabíveis", disse o prefeito..

"No dia 31 estaremos numa assembleia pública convocada pelo Judiciário, para decidir, dentre outras coisas, sobre a licitação do transporte. O Judiciário decidirá se prevalecerá a questão da licitação apenas para Aracaju ou o processo envolvendo os três municípios que fazem parte da Grande Aracaju. Ao meu ver, acho que é um retrocesso realizar uma licitação apenas com a capital. Os municípios são irmanados, estamos unidos. Essa situação está sendo resolvida por etapas. A primeira foi o envolvimento entre os prefeitos dos municípios relacionados. Agora é preciso que o governador em exercício, faça a homologação. Logo após participaremos para a audiência. Esperamos que o caminho seja o mais sensato para todos, e que haja licitação para os quatro municípios envolvidos", explicou o prefeito.

Sobre as decisões emergenciais que foram tomadas para que a população não fosse prejudicada com a exclusão da VCA (Viação Cidade de Aracaju), João Alves disse que as negociações com as empresas que virão a Aracaju estão adiantadas.

"Emergencialmente afastamos a VCA que estava perturbando o sistema e não estava cumprindo com as exigências da concessão. Além do mais a empresa estava parada há oito dias por falta do cumprimento de questões trabalhista com seus funcionários. Afastei-os e não serei intimidado por pressões. A situação é complicada, já que estamos atrás de outras empresas que implantem 150 ônibus sem a garantia de que serão premiados com a licitação. Graças a Deus estamos avançando nas negociações. Estou convencido que nos próximos dias, depois de concluído essas outras duas etapas, teremos boas notícias".

Nenhum comentário:

Postar um comentário