segunda-feira, 29 de julho de 2013

GOVERNO INAUGURA CENTRO DE ASSISTÊNCIA A MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA.

O Governo do Estado de Sergipe por meio da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), em parceria com a Prefeitura de Estância, inaugurou na última quinta-feira, 25, no município de Estância, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM) e o Centro Regionalizado de Atendimento à Mulher (Cream) para mulheres em situação de Violência.

O centro recebeu o nome de ‘Ofenísia Soares Freire', que segundo a coordenadora de Políticas para Mulheres de Estância, Joseane Dias, é uma homenagem para aquela que representa a cultura e o povo de Estância. "Escolhemos Ofenísia para nomear este centro, por ter sido exemplo de militância política, por demonstrar compromisso com a sociedade, por suas realizações em favor da mulher. E não somente isto, Ofenísia Soares Freire é um ícone de intelectualidade que tanto orgulha nossa cidade. Sua preocupação com as mulheres foi tanta que deixou eternizado em seu livro ‘A presença feminina em Os Lusíadas' sua inquietação.

Fizeram-se presentes na solenidade autoridades estaduais e municipais, intelectuais e secretários de Estância, prefeitos das cidades circunvizinhas, assessores e sociedade civil. "Este centro terá como finalidade exercer políticas para mulheres e promover ações para que seus direitos sejam respeitados. Será um lugar em que a mulher que sofre qualquer tipo de violência encontre refúgio, atendimento necessário e apoio especializado", disse prefeito de Estância, Carlos Magno Costa Garcia.

Funcionamento do Centro

O Centro é um pólo que disponibilizará os atendimentos psicológicos, social e jurídico, levando às mulheres dos onze municípios, que compõem a região Sul de Sergipe, ações que promovem conscientização e o fim da violência. De acordo com a secretária da SEPM, Maria Teles, o espaço é fruto de muito trabalho e esforço do governo e da prefeitura de Estância, ambos compromissados em promover políticas para que o direito da mulher seja uma realidade. 
"Este centro é uma prova viva do compromisso do Governo do Estado com as mulheres da região sul. A implantação deste centro é importante para todos os municípios, ele representa uma conquista na busca de resolver as demandas das mulheres da região", afirmou Maria Teles.

O Cream e a Cmppm de Estância, funcionará com uma equipe de cinco profissionais: Assistente social, Fernanda Daniel; Pedagoga, Maria Nanci Ribeiro; Estudante em serviço social, Iasmim Oliveira; Psicóloga, Rosa Simone e coordenadora Joseane Dias. O Centro contará também com o apoio e participação de órgãos como a defensoria pública, delegacia da mulher, procuradoria e o atendimento psicossocial.

Toda equipe e profissionais que atuarão no atendimento as mulheres tiveram capacitação e treinamento de como devem atuar. O centro recebeu também um carro que auxiliará no atendimento de mulheres vítimas de violência. "Visamos treinar todos os profissionais porque nosso compromisso é sério. Precisamos está preparados para atender aos diferentes problemas que surgirão", ressaltou, Maria Teles.

Atividades e depoimentos

"O Governo do Estado ao promover ações voltadas para mulheres em situações de risco é para que elas se sintam protegidas e saibam que tem a quem recorrer. Todas as atividades desenvolvidas são importantes para o Estado e municípios", pontuou prefeito de Indiaroba José Manoel Costa.

Na ocasião a Secretária adjunta de Estado dos Direitos Humanos, Selma Amorim, representando o Governador em exercício Jackson Barreto, falou aos presentes sobre a importância do centro e como ele representa um passo importante na garantia dos direitos da mulher. "Está inauguração mostra a preocupação que a Secretaria Especial de Políticas para Mulheres tem com esse grupo vulnerável e representa o compromisso com bem estar de todas que precisam de auxilio", disse secretária.

Este é o sétimo Centro inaugurado. Os municípios Barra dos Coqueiros, Tobias Barreto, Carmópolis, Poço Redondo, Itabaiana e Propriá já possuem Centros Regionalizados Especializados em Atendimento à Mulher e Situação de Violência, em plena atividade.

Depois da benção do Centro o padre Adeilton Santana elogiou a iniciativa do Governo do Estado e disse que ações como estas são necessárias para que a sociedade saiba que tem a quem recorrer quando for preciso e fez um apelo para que as mulheres não se calem diante das situações de agressões e violências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário