sábado, 20 de julho de 2013

ENQUANTO DIMINUI O EFETIVO POLICIAL, O ÍNDICE DE CRIMINALIDADE AUMENTA EM SERGIPE.

Enquanto diminui o efetivo policial, o índice de criminalidade no estado de Sergipe tem aumentado assustadoramente. Diariamente o Boletim Geral Ostensivo da PM tem divulgado a relação de policiais militares que estão se aposentando. Só nesta sexta-feira (19), 25 PMs foram para a reserva.

O que preocupa a população é que até o momento não se tem uma data definida para a realização do concurso publico, que embora não fosse resolver o problema, mas poderia amenizar a situação. Mesmo que o concurso fosse realizado neste sábado (20), os aprovados só estariam aptos ao trabalho após 12 meses, ou seja, em julho de 2014. Até lá é possível que o efetivo policial chegue a um mil homens. O que seria o caos.

Nesta sexta-feira (19), apenas o 1º Batalhão da policia militar atendeu a dez ocorrência no período de 12 horas. Isso significa que a cada uma hora, uma ocorrência era registrada. Essas dez ocorrências foram registradas no Grageru, Sol Nascente, Inácio Barbosa, Luzia, Jardins e Castelo Branco.

Foram registrados pelo 1º BPM assaltos, roubos, furtos e arrombamentos de carros, alem do assalto a um sargento da policia militar que acabou perdendo sua arma para os bandidos. A ousadia dos marginais está sendo comprovada diariamente. Na semana passada, para demonstrar que perderam o medo da policia, dois elementos em uma moto dispararam diversos tiros contra uma viatura da PM no PAC do conjunto Orlando Dantas. Por conta disso, os policiais que estavam de serviço nesse dia, irão responder a um procedimento.

O caos na segurança não se limita apenas ao problema de efetivo da PM. A secretaria de justiça também está com numero reduzido de servidores, o que facilita as constantes fugas que estão sendo registradas nos presídios. No inicio da noite desta sexta-feira (19), 11 detentos fugiram do presídio de Areia Branca. No momento da fuga, somente quatro agentes estavam de plantão.

Os 11 presos quebraram um cadeado que fechava o portão do “banho de sol” da COLETIVA 3, que deste o dia 24 de junho após motim não continha mais portões nas alas, ou seja, os presos estavam soltos no pavilhão e se evadiram. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindipen), Iran Alves, apenas quatro agentes estavam fazendo a vistoria dos 477 presos, quando o número ideal seria superior a 20 agentes penitenciários.

Fonte:  Faxaju (Munir Darrage)

Nenhum comentário:

Postar um comentário