quinta-feira, 4 de julho de 2013

DOAÇÃO DE SANGUE NO HEMOSE REDUZ EM 30%.

A redução no número de doações no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) permanece. Em pouco menos de quatro dias de julho, foram coletadas apenas 244 bolsas de sangue, o que representa uma baixa de 30% no estoque. Depois de passar pelo processo de produção dos hemocomponentes, que compreende a plaquetas, hemácias e plasma, o sangue atende solicitações da rede hospitalar.

Nesta quinta-feira, 4, o comparecimento de doadores à unidade está muito abaixo do regular. De acordo com a gerente da Coleta, Florita Aquino, é importante lembrar que alguns tratamentos de saúde, que dependem de transfusão sanguínea, não podem esperar. Entre os procedimentos, ela cita as cirurgias eletivas de coração, miomas, além do atendimento aos pacientes oncológicos.

"No mês de junho tivemos os festejos juninos, protestos e paralisações que ainda continuam agora em julho, um mês, de férias escolares" pontuou ao solicitar o comparecimento dos doadores ao Hemose. "Você que é doador ou quem ainda não doou, venha prestar esse ato de amor ao próximo", convidou a gerente da Coleta.

Pela manhã Fabiana Bastos Freire de Souza Tavares, 26 anos, acompanhada do esposo, Maxwell Tavares Santos Souza, deu um exemplo de solidariedade. Ela disse que tirou o dia para superar os medos, de sangue e agulha. "Desde criança não podia ver sangue. Mas hoje resolvi que vinha doar. Quem nunca doou como eu, é normal ficar apreensiva", ressaltou ao avaliar que a doação foi um procedimento normal, quase como um exame de sangue.

Requisitos

Pode contribuir com a doação de sangue candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos e peso acima de 50 kg. É necessário apresentar documento oficial com foto, válido em todo território nacional, pode ser carteira de identidade, de motorista e do trabalho. O doador deve estar bem alimentado, ou seja, não pode estar em jejum. O homem pode doar a cada três meses e a mulher a cada quatro meses. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000 e 3259- 3174.

Nenhum comentário:

Postar um comentário