segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

JORNAL DO DIA: A SMTT SÓ SERVE PARA MULTAR.

A maneira como a Prefeitura de Aracaju conduz a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), as escolhas de seus dirigentes, faz crer à população que a obtenção de dinheiro por meio de multas é muito mais importante que a ordenação do trânsito, a educação dos motoristas, a redução dos acidentes, que é seu papel precípuo.

Em poucos dias, a SMTT colocará em funcionamento, nas esquinas e avenidas da cidade, um verdadeiro exército de equipamentos prontos a multar os motoristas mais desatentos. A forma como a SMTT dispôs tais equipamentos, fotossensores, lombadas eletrônicas e câmeras de segurança, não deixa dúvida: a prioridade é multar e não educar, controlar, arrefecer a violência do trânsito.

Os agentes de trânsito da SMTT compreendem muito bem essa orientação distorcida. Sisudos e mal educados, abordam os condutores de veículos sem um cumprimento, um bom dia, boa tarde, como a prática da boa educação orienta. Dificilmente se vê um agente de trânsito orientando, educando, repreendendo algum erro. Não. Vão logo multando.

As últimas direções da SMTT, como também a atual, faz mal uso do poder de polícia conferido pela lei àquele órgão. O fazer cumprir a lei não implica em truculência, falta de educação, grosseria. Do mesmo modo, faz mal uso do poder de coerção, quando focaliza seus apetrechos de multas atrás de postes, árvores e arbustos, disfarçados, para que motoristas desatentos sejam multados.

É fácil, muito fácil mesmo, em Aracaju, flagrar agentes multando veículos enquanto ao seu lado, a poucos metros de distância, dezenas de pessoas tentam atravessar a rua mas não conseguem pelo excessivo número de veículos circulando.

Por causa dessa cultura distorcida da SMTT de preocupar-se apenas com as multas, seus agentes ignoram que o trânsito não é feito apenas de carros, mas de pessoas, pedestres, seres humanos. Além de multar, os agentes precisam também ajudar os velhinhos a atravessar, as mulheres grávidas, as crianças e estudantes, as pessoas de um modo geral, enfim.

Mas a ignorância e a visão caolha é tanta que os shoppings centers da cidade, Riomar e Jardins, começam a deslocar seus funcionários para controlar as ruas no entorno aos estabelecimentos comerciais, para dar conforto aos seus clientes. A propósito disso: os agentes da SMTT também aplicam multas dentro dos dois estacionamentos. É só o que sabem fazer, comprometendo toda a administração municipal.

Fonte: Jornal do Dia

Um comentário:

  1. Concordo em plenamente com sua matéria, também estou com problema com a SMTT por ter aplicado uma notificação com minha motocicleta estacionada em uma área particular. O fato ocorreu em outubro de 2010, recorri e ate hoje não foi julgado. Tenho fotos que provam onde a motocicleta esta estacionada, será que é difícil para SMTT admitir que seus agentes errarem
    Carlos S. Amorim
    10carlossa@gmail.com

    ResponderExcluir