quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ARACAJU SE ILUMINA PARA O NATAL.

Foto:  Jorge Henrique

Dezembro chegou e com ele o Natal, época de religiosidade, de comemoração, de dar e receber presentes e de muita luz. A tradição usava velas como símbolo da iluminação dos povos com o nascimento de Cristo. Atualmente as luzes artificiais substituíram as velas, principalmente quando se trata de ambientes externos.

É seguindo a tradição que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, inaugurou no ultimo dia 8 a iluminação das principais avenidas, praças e monumentos da capital. Os investimentos somam R$ 960 mil e visam transformar Aracaju em um novo pólo turístico durante as festividades de final de ano. Só na Praça Fausto Cardoso, por exemplo, foram instalados mais de 60 enfeites luminosos. A decoração fica até o Dia de Reis, comemorado em 6 de janeiro.

A ação é comemorada pela população. "A prefeitura precisa mesmo colocar decoração, é Natal. As luzes estão muito bonitas", declara o aposentado Laurentino dos Santos, de 78 anos, sentado num dos bancos da praça Fausto Cardoso, reurbanizada pelo município em março do ano passado. A Catedral Metropolitana também está sendo elogiada por quem passa pelo Centro. "Está muito bonita e bem iluminada", conta a dona Rosa Fernandes, que vende rendas e bordados há 20 anos na praça Olimpio Campos.
A população lembra que o investimento na decoração, além do comemorar o Natal, deixa a cidade mais bonita e aquece a economia local. "Os turistas chegam, vêem a cidade bonita. Dá vontade de passear", comenta Ailton Torres, 58 anos. A vendedora Joseane da Cruz se empolga quando fala do assunto. "Vendo aqui [no Centro da capital] há 15 anos, nessa época melhoram as vendas, o centro fica bonito e cheio", diz ela.

Turistas

A iluminação natalina também agrada os turistas. Segundo Arnaldo Araujo, taxista há vários anos, as pessoas comentam como a cidade está bonita e isso melhora o turismo local. "Chama a atenção do pessoal e eles acabam querendo ir à lugares que no resto do ano não são muito notados", comenta ele.

O projeto Natal de Luz da prefeitura foi criado em 2006 e desde então prioriza a decoração natalina nos pontos turísticos da cidade, a exemplo do Centro, da Orla de Atalaia, do Parque Augusto Franco (Sementeira) e do calçadão da 13 de Julho, sem esquecer bairros mais afastados como Bugio e Santos Dumont.

Um comentário:

  1. oi sou de srgipe mais esrtou a qui em sp e dezajo atodos srgipenos um feliz natal

    ResponderExcluir