segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

ALMIR SANTANA RECEBE HOMENAGEM DA ALESE PELA SUA LUTA CONTRA A AIDS EM SERGIPE.

Em alusão ao aniversário de 65 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado no último dia 10, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe, presidida pela deputada Ana Lúcia (PT), reconhecerá o trabalho desenvolvido pelo médico Almir Santana em defesa das pessoas soropositivas e na luta contra a Aids em Sergipe. Ele receberá a Medalha Dom José Vicente Távora de Direitos Humanos, durante sessão especial a ser realizada na próxima segunda-feira, 16, às 17h, no plenário da Alese.

A Medalha Dom José Vicente Távora de Direitos Humanos é uma iniciativa da deputada Ana Lúcia que, por meio do Projeto de Resolução 10/2010, instituiu a premiação. Esta é a primeira edição da homenagem, cujo objetivo é reconhecer o trabalho e o esforço de militantes e personalidades na promoção e defesa dos direitos humanos em nosso Estado.

A escolha de Dr. Almir Santana para receber a medalha foi unânime entre os parlamentares sergipanos. O médico dedicou quase metade dos seus 60 anos de idade à luta contra a Aids em Sergipe, colocando sua inteligência e seus esforços à disposição das pessoas soropositivas e a um intenso trabalho de prevenção tratamento da Aids. Mas é, sobretudo, pela sua dedicação à superação do intenso preconceito contra os soropositivos que Almir é conhecido e reconhecido em Sergipe e no Brasil. E é pela sua luta contra a doença do preconceito que Almir receberá a homenagem da Comissão de Direitos Humanos da Alese.

Natural de Aracaju, Almir Santana é graduado em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1981), com especialização em Saúde Pública. Coordena o Programa Estadual de DST/Aids desde 1987 e leciona Biologia desde 1982. Já foi assessor do Ministério da Saúde, consultor do SESI e realiza frequentemente consultoria na área de Prevenção à AIDS em vários estados do Brasil.

Estando à frente do programa de DST/AIDS de Sergipe, criou as primeiras campanhas de prevenção regionalizadas no Brasil. É dele também a irreverente ideia de criar o único carro em forma de camisinha do Mundo, ação que lhe rendeu reconhecimento internacional.

Almir já recebeu diversos prêmios e condecorações, entre elas o Troféu Imprensa, Medalha Tiradentes, Comenda Aperipê, Médico do Ano pelo Sesi, Prêmio Brasil de Medicina, Prêmio Aids Responsabilidade Social, Prêmio Gente Que Faz - da Rede Globo - e Troféu Augusto Franco.

Dom José Vicente Távora

Pernambucano do interior, município de Orobó, nascido em 1910, Dom Távora contribuiu muito com a história do povo brasileiro, principalmente a dos pobres. Chegou em Sergipe no ano de 1958 e foi Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju no período que vai de 1960 a 1970. Incansável, Dom Távora foi um verdadeiro lutador da classe trabalhadora, da democracia, e principalmente dos direitos humanos em Sergipe.

Chamado de ‘Padre dos Operários’, Dom Távora também criou o Movimento de Educação de Base em Sergipe e fundou a rádio cultura, como um meio para alfabetizar os pobres. Foi a partir do MEB que surgiram as articulações dos trabalhadores rurais para a criação dos primeiros sindicatos dos trabalhadores rurais e a Federação dos Trabalhadores Rurais do Estado de Sergipe. Durante sua vida pastoral, Dom Távora sempre estimulou a luta pela Reforma Agrária em todo o país para a prática da justiça social no campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário