sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

RÉVEILLON: SMTT MONTA ESQUEMA DE TRÂNSITO PARA A VIRADA DO ANO.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, montou um esquema especial em parceria com CPTran e CPRv para o próximo dia 31, a partir das 7h. O objetivo é proporcionar segurança e fluidez no trânsito da capital sergipana durante a festa de Réveillon, promovida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), que acontece na Orla de Atalaia.
Dentro da ‘Operação Réveillon’ serão implantados corredores livres de tráfego em trechos das avenidas Beira Mar, Heráclito Rollemberg e Melício Machado, com alguns retornos bloqueados para facilitar a circulação. Estacionamentos de veículos serão proibidos nas principais vias que dão acesso à Orla de Atalaia.
O diretor de Trânsito da SMTT, capitão PM José Luiz Ferreira, alerta sobre a sinalização que será implantada para orientar condutores quanto às novidades que irão melhorar os percursos à praia de Atalaia. “Nossas equipes de agentes de trânsito da SMTT serão distribuídas durante todo o percurso”, afirma.
Toda a área será sinalizada. Os banhistas e clientes dos bares da Passarela do Caranguejo serão informados que a partir das 13h do dia 31 serão fechadas as avenidas Santos Dumont, desde o posto do Corpo de Bombeiros até o antigo Hotel Parque dos Coqueiros (final da Passarela) e a José Sarney, até o Tecarmo, com estacionamento proibido no local. “Essa medida foi tomada por acreditarmos que uma festa que ocorre na via pública deve ter o trânsito de veículos isolado daquele local para garantir segurança aos participantes do evento”, comenta o diretor de Trânsito da capital, capitão José Luiz Ferreira.
Ao todo, a população contará com cinco itinerários de ida (que levam ao local do evento) e quatro de retorno. O diretor de trânsito destaca a rota que dá acesso à Avenida Melício Machado através da Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, chegando à rota de fuga do Tecarmo, como alternativa. “Este caminho contribuirá para aliviar o trânsito na avenida Heráclito Rollemberg, na altura do conjunto Augusto Franco. Avaliamos positivamente este novo itinerário ano passado e recomendamos a todos que o utilizem também”, coloca o capitão.
Atuação
Os pontos principais de acesso ao local da festa terão a sinalização reforçada com placas indicativas com mudança de sentido e de faixa, principalmente. Além do reforço na sinalização, serão fechados alguns retornos nas principais vias que dão acesso à Orla, retemporização e desligamento de alguns semáforos, haverá Agentes de Trânsito orientando o sentido de tráfego em cruzamentos movimentados e indicando as melhores rotas para chegar à praia. Essas medidas  garantirão fluidez e segurança no trânsito.
Ao todo, serão 150 agentes de trânsito trabalhando na ‘Operação Réveillon’, garantindo o direito de ir e vir da população, assegurando também tranquilidade no trânsito. “Os homens e mulheres que compõem o quadro de agentes da SMTT estão preparados tanto para atuar em ocorrências diárias como em grandes eventos, como o Réveillon. Mas, pedimos à população obediência às placas de sinalização, às leis de trânsito e às determinações dos agentes”, declara o capitão José Luiz Ferreira.
Mudanças no tráfego
Na terça-feira, dia 31, a partir das 7h, as ruas perpendiculares à Passarela do Caranguejo serão isoladas com manilhas de concreto, evitando o tráfego e estacionamento de veículos nas vias. Às 13h, a SMTT fechará a Passarela do Caranguejo, que compreende desde o Posto dos Bombeiros ao antigo Hotel Parque dos Coqueiros, enquanto a CPRV fará o bloqueio da avenida José Sarney (do final da Passarela), até o Tecarmo. A partir das 15h, uma equipe de varredura das duas companhias removerão os veículos estacionados nessas avenidas.
Às 18h, o trânsito da avenida Heráclito Rollemberg, na altura do aeroporto, será desviado para a avenida Hildete Falcão Batista, sentido Zona de Expansão. Para quem vem pela Hildete Falcão Batista, sentido Centro, deverá seguir pela Heráclito Rollemberg, sem interrupção semafórica (pelo Augusto Franco). Neste mesmo horário, o tráfego da avenida Santos Dumont, na altura da Passarela do Caranguejo, será desviado para a rua Arício Guimarães Fortes (Terminal de Integração da Atalaia).
A grande mudança acontecerá na avenida Rotary e Beira Mar, desde os Arcos da Orla até a avenida Tancredo Neves. A partir da meia-noite, toda essa extensão das vias funcionará em mão única, sentido Praia/Centro. Portanto, caso siga para a Orla neste horário, a recomendação é utilizar o percurso da Avenida Delmiro Gouveia (ponte da Coroa do Meio) ou avenida Heráclito Rollemberg.
 Às 5h, da quarta-feira, dia 1º, o trânsito será restabelecido nas avenidas.
Rotas disponíveis
De acordo com a indicação do diretor de trânsito da SMTT, capitão PM José Luiz Ferreira, os cidadãos que desejarem seguir para a Orla de Atalaia terão cinco rotas alternativas de ida, já para o retorno, serão quatro. “Com essa operação, nós orientamos que as pessoas sigam por alguma das cinco rotas alternativas disponíveis. Teremos corredores livres nas avenidas Adélia Franco, Heráclito Rollemberg, Hildete Falcão Batista e Melício Machado, e mais quatro outros trajetos”, indica.
Confira as 5 rotas de ida:
- Itinerário pelo corredor livre compreendendo as avenidas Adélia Franco, Heráclito Rolemberg, Hildete Falcão e Melício Machado;
- Itinerário pelo bairro da Coroa do Meio;
- Itinerário pela avenida Beira Mar;
- Itinerário pela rua Alexandre Alcino (Rota de fuga do Tecarmo);
- Itinerário pelo corredor formado pelas avenidas Gasoduto, entrando no Santa Maria, acessando a avenida Alexandre Alcino chegando na rota de fuga do Tecarmo.
Pedestres
Para garantir a segurança do grande número de pedestres que se deslocam em direção à Orla, às 19h fica restrito o tráfego de veículos na avenida Rotary, entre o Terminal da Zona Sul e a praia. Ainda com o intuito de facilitar a travessia dos pedestres na avenida Santos Dumont, em frente aos arcos da Orla, será feita uma canalização em meia pista.
Ônibus
O transporte público de Aracaju também é prioridade na Operação Réveillon. Para que os foliões possam se deslocar de ônibus à Orla de Atalaia será disponibilizada uma frota especial com 15 veículos, além das linhas que convencionalmente fazem o roteiro para o Terminal da Zona Sul. As alterações terão início a partir das 18h do dia 31 e encerarão às 6h de 1º de janeiro de 2014.
Os terminais de integração funcionarão normalmente até à meia-noite da terça-feira e reiniciarão às 4h da quarta-feira. Apenas o Terminal da Zona Sul (Atalaia) operará ininterruptamente com segurança reforçada pela Guarda Municipal de Aracaju. Quanto às linhas que farão parte da operação, com reforço de frota, sete operarão sem interrupções ou recolhimento, dentre elas, duas serão estendidas até a Atalaia. São elas:
- 003A – João Alves/Atalaia; (estendida)
- 007 – Fernando Collor/Atalaia;
- 008 – Santa Tereza/Bairro Industrial;
- 040A – Marcos freire II/Atalaia; (estendida)
- 051 – Atalaia/Centro;
- 080 – Bugio/Atalaia;
- 701 – Jardim Atlântico/Centro.
As linhas regulares do Terminal da Zona Sul que atenderão regularmente ao evento são:
- 100 CS1 – Circular Shoppings 01;
- 100 CS2 – Circular Shoppings 02;
- 501 – Povoado São José/Zona Sul;
- 502 – Santa Tereza/Zona Sul;
- 503 – Conj. Beira Mar/Zona Sul;
- 504 – Aquarius/Zona Sul;
- 505 – Santa Maria/Zona Sul;
- 600 CP1 – Circular Praias 01;
- 600 CP2 – Circular Praias 02.  
Para o retorno dos foliões, a partir das 4h do dia 1º de janeiro de 2014, dez linhas iniciarão o percurso no Terminal da Zona Sul:
- 002 – Fernando Collor/DIA;
- 006 – Sanatório/DIA;
- 020 – Piabeta/DIA;
- 030 – Marcos Freire I e III/DIA;
- 031 – Eduardo Gomes/Des. Maynard;
- 032 – Terminal Rodoviário/Osvaldo Aranha;
- 061 – Marcos Freire/Centro;
- 407 – Padre Pedro/DIA;
- 704 – Conj. Jardim/Osvaldo Aranha;
- 705 – Parque dos Faróis/Osvaldo Aranha.
Táxi
Aqueles que optarem por deixar seus veículos em casa, contarão com a comodidade e conforto do serviço de táxi. Diferente do ano anterior, quando havia apenas dois grandes pontos de táxis, localizados na avenida Rotary e na rua Deputado Clóvis Rollemberg, neste ano, a decisão do diretor de transportes públicos da SMTT, coronel PM José Péricles, foi manter os pontos tradicionais, posto que a rotatividade de veículos e passageiros é grande.
“Os usuários devem ficar atentos aos pontos já existentes, como o da avenida Rotary, em frente ao Hotel Beira-Mar, e um outro próximo ao Terminal da Atalaia. Para os turistas há ainda os pontos próximos aos hotéis”, diz. De acordo com ele, o número de táxis disponíveis pode chegar a mil, facilitando o desembarque das pessoas bem próximo à festa.
Volta para casa
Após a meia-noite, para facilitar o retorno dos cidadãos a suas residências, as duas pistas da avenida Beira Mar ficam em sentido único – Praia/Centro. A inversão serve para que os condutores não enfrentem retenções ao longo da via. “Trabalhamos essa inversão em anos anteriores e por ter funcionado bem, já que não registramos pontos de lentidão ou de congestionamento, repetiremos pelo quarto ano”, aponta o diretor de trânsito, capitão PM José Luiz Ferreira. Segundo ele, entre o período de 0h e 5h do dia 1º de janeiro de 2014, o fluxo de saída da Orla de Atalaia será priorizado.
Acompanhe as operações para um retorno tranquilo:
- Itinerário de inversão de sentido da avenida Rotary e Beira Mar, até a Tancredo Neves;
- Itinerário pelo corredor livre compreendendo as avenidas Adélia Franco, Heráclito Rolemberg, Hildete Falcão e Melício Machado;
- Itinerário pelo bairro da Coroa do Meio;
- Itinerário pelo corredor formado pelas ruas Firmino Fontes e Monteiro Lobato ligando a avenida Melício Machado;
Dicas importantes:
- Evite passar o Réveillon dentro do carro. Programe-se para chegar cedo à Orla de Atalaia. O ideal é sair de casa antes das 20h para evitar transtornos.
- Não insista em passar nos pontos bloqueados pela operação. Isso obstrui o trânsito e prejudica toda a coletividade, congestionando os corredores de acesso à festa. Os percursos preparados podem ser um pouco maiores, no entanto, terão boa e tranquila circulação.
- Procure estacionar o seu veículo corretamente. Evite obstruir o trânsito e observe a sinalização especialmente instalada para o Réveillon.
- Obedeça às orientações dos agentes de trânsito da SMTT: eles estarão trabalhando para a sua segurança durante todo o evento e são preparados para proporcionar sua segurança.
- Observe com atenção e respeite a sinalização dos pontos da festa. Exerça a cidadania e dê sua importante parcela de contribuição para uma festa de paz e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário