terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DR. AGNALDO ALERTA OS NÚMEROS DE AMPUTAÇÕES CAUSADOS PELA DIABETES.

Utilizando o pequeno expediente da sessão desta segunda-feira, 16/12, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Dr. Agnaldo Feitosa (PR), falou do evento realizado no sábado passado pela Sociedade Brasileira de Diabetes, no Bairro 17 de Março, onde foram feitas cercas de 500 aferições de Glicemia, em um trabalho comandado pelo médico Raimundo Sotero que contou com a contribuição do jornalista Antonio Valadão. Durante seu pronunciamento, o parlamentar chamou atenção para o grande número de amputações causadas pela doença e sugeriu a atenção básica. Ele destacou ainda a homenagem da Assembleia Legislativa  ao médico Almir Santana, coordenador do Departamento das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) em Sergipe. 

Dr. Agnaldo considerou importante o evento ocorrido no último sábado, no Bairro 17 de Março Zona de Expansão da capital, que contou com a presença do papai Noel azul, representado pelo jornalista Antonio Valadão, realizado pela Sociedade Brasileira de Diabetes em Sergipe liderada pelo médico Raimundo Sotero, que desenvolve um grande trabalho ao longo dos anos. O vereador registrou a caminhada que ocorreu em 07 de novembro passado que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com o total apoio da secretaria Goretti Reis, que também esteve presente naquela caminhada. “Mostramos que são eventos que devem ocorrer não só em datas comemorativas, mas com maior freqüência para que possamos alertar toda sociedade para se precaver”, explicou.

Para o vereador, o Diabetes é um mau que precisa ser combatido na base para evitar sequelas. “Precisamos cada vez mais tratar do diabético lá na atenção primária, fazendo o seu trabalho correto, tomando a medicação correta, fazendo aquela dieta que a gente já sabe que ele precisa fazer. É necessário fazer a dieta, para evitar que venha adquirir outras comorbidades associadas ao diabetes, impedindo seqüelas que tanto machucam o paciente. Muitos chegam perder os pés, as pernas, os braços através de amputações, que são muitos casos, mas isso só acontece  porque os pacientes não são orientados. Fica a seqüela e aumenta os gastos nos grandes hospitais”, informou.

Dr. Agnaldo considera merecida a homenagem da Assembleia Legislativa feita ao médico e professor Almir Santana coordenador do DST – SE, com a medalha do Mérito dos Direitos Humanos, concedida pela Comissão de Direitos Humanos, presidida pela deputada Ana Lúcia (PT), que contou com a participação dos seus colegas. “Quero fazer essa menção honrosa ao Dr. Almir Santana que já compareceu ao Poder Legislativo Municipal de Aracaju, participando de uma sessão especial no dia internacional de luta contra a AIDES e grandes discussões foram travadas com os seus ensinamentos e orientações deste grande abnegado”, encerrou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário