quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

BOMBEIROS ALERTAM SOBRE RISCO DO BANHO DE MAR.

Com aumento das temperaturas neste período do ano e a proximidade do verão cresce também o número de frequentadores nas praias sergipanas, especialmente as localizadas na Capital Aracaju.  As praias da Atalaia e da Coroa do Meio são as mais procuradas e também as que registram o maior número de ocorrências, segundo informações do Grupamento Marítimo (GMAR) do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

De janeiro a outubro deste ano os Guarda-vidas realizaram 782 atendimentos, sendo a maior parte das ocorrências registradas em Aracaju. Além de atuarem em situações de afogamento, as equipes do GMAR também registram muitos atendimentos envolvendo crianças perdidas – ocorrência comum principalmente nos finais de semana e feriados -, além de vítimas de queimaduras por animais marinhos como caravelas e águas-vivas, dentre outros registros. Diariamente, os bombeiros sinalizam com placas e bandeirolas e permanecem em alerta nas áreas consideradas mais críticas para os banhistas.

De acordo com o capitão BM Eduardo, sub-comandante do GMAR, a praia da Coroa do Meio é a segunda mais frequentada perdendo apenas para a Atalaia em fluxo de banhistas. Por estar localizada na foz do Rio Sergipe ela requer atenção especial por parte das equipes de guarda-vidas, tendo em vista a correnteza que é muito intensa no local, especialmente nos horários em que a maré está vazando.

Já na Praia de Atalaia, que recebe o maior número de frequentadores, o surgimento de buracos e valas em vários períodos do ano aumenta consideravelmente os riscos de afogamento, afirmou o Capitão Eduardo, destacando que a atenção dos guarda-vidas também  é redobrada nesses locais.

Dicas

- Consulte o Guarda-vidas para saber as condições para o banho e para o surf antes de entrar na água.

- Se for pego por uma corrente, nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar.

- Chame por socorro ou faça sinais se não conseguir sair da corrente.

- Nunca finja ter necessidade de socorro.

- Não superestime sua capacidade de nadar saindo para longe, a não ser que o percurso seja paralelo à praia e de fácil socorro.

- Observe sempre o movimento das crianças, mesmo quando o Guarda-vidas estiver por perto.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar.

- Evite qualquer forma de vida marinha desconhecida ou agressiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário