terça-feira, 6 de outubro de 2009

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA ESTENDE MONITORAMENTO POR CÂMERAS AOS BAIRROS SALGADO FILHO E 13 DE JULHO.

Fotos: Reinaldo Gasparoni


A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) ampliou o sistema de monitoramento por câmeras que vem sendo feito em Aracaju. Entraram em funcionamento na semana passada mais nove aparelhos de captação de imagens nos bairros 13 de Julho e Salgado Filho, onde se concentram dezenas de bancos, postos de combustíveis, restaurantes, supermercados e lojas diversas. Com essas novas câmeras e as 16 que já foram instaladas no início do ano, no Centro, a população de capital já conta com 25 pontos vigiados eletronicamente para o combate ao crime.

O custo de implantação e utilização dessa segunda fase foi de R$ 564 mil, que somados ao R$ 1,01 milhão aplicado na primeira etapa do projeto, totaliza cerca de 1,574 milhão investido. Segundo o comandante do Policiamento Militar da Capital e diretor do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190), coronel Salvador Sobrinho, o serviço foi iniciado no Centro em abril deste ano, e agora no Salgado Filho e 13 de Julho. "Essa atividade vem ajudando a Polícia Militar e a Polícia Civil a inibir crimes e a identificar infratores", afirma.

A central de observação das imagens captadas funciona na sede do Ciosp 190, na avenida São Paulo, bairro 18 do Forte, onde seis pessoas treinadas, acompanham o que acontece nas ruas. Esses profissionais tem a capacidade de movimentar o foco das câmeras em todas as direções, com poder de zoom de até 35 vezes. Eles são supervisionados por um policial militar, que em caso de suspeita de crime, orienta as equipes operacionais de plantão da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros ou Polícia Técnica para checar a ocorrência no local da filmagem.

"O acompanhamento das imagens e a central de contato com equipes operacionais funciona aqui, no prédio do Ciosp, onde o Governo de Sergipe unificou o atendimento de chamadas de emergência para unidades policiais, dos bombeiros e técnicas pelo número telefônico 190. Cada câmera auxilia no patrulhamento visual num raio de até 1 km. Quando algo de suspeito é detectado, os operadores acionam equipes que estão de serviço na localidade e atendem à ocorrência", explica o coordenador.

As imagens são captadas e transmitidas em tempo real, via ondas de rádio, para uma estação rádio-base e remetidas para o centro de monitoramento, instalado no prédio do Ciosp. “A própria câmera consegue tratar a imagem captada e enviá-la para as telas dos operadores, que veem toda a ocorrência, sem ter nenhum tipo de fragmento ou atraso na imagem. Em períodos de grande aglomeração, como festas juninas ou carnavalescas, há a condição de os postes onde as câmeras estão instaladas serem levados para outras áreas, conforme a necessidade”, reforçou o coronel.

Além do Centro e do Salgado Filho, o projeto deverá ser ampliado para os bairros Siqueira Campos, Jardins, Coroa do Meio e Atalaia. "A central possibilita o monitoramento 24 horas por dia pelos servidores da segurança pública. As câmeras servem como os olhos da polícia, identificando os suspeitos de crime com maior rapidez e direcionando o efetivo para o local mais exato possível. É um projeto moderno e atualizado, que permite oferecer às forças policiais o uso de tecnologia de ponta", destaca Sobrinho.

Investigações

Para o superintendente da Polícia Civil, delegado João Batista, as imagens tem auxiliado na realização de investigações de crimes e até na prisão de bandidos acusados de furtos, roubos e tráfico de drogas no Centro da cidade. "Já identificamos e prendemos pessoas acusadas de delitos que vão desde arrombamento de veículos até venda de crack. Além de ajudar na repressão, essa atuação da SSP tem ajudado na prevenção, pois inibe a ação de pessoas mal intencionadas", afirmou Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário