terça-feira, 6 de outubro de 2009

VIGILÂNCIA SANITÁRIA PLANEJA AÇÕES PARA O DIA DO ALIMENTO SEGURO.

Técnicos das Vigilâncias Sanitárias do Estado (Covisa) e do município de Aracaju se reuniram nesta terça-feira, 6, para definir as ações que serão desenvolvidas em conjunto entre os dias 13 e 16 deste mês, durante a semana de mobilização para o Dia Mundial do Alimento Seguro. As atividades serão desenvolvidas em vários pontos da capital, como feiras livres, escolas e praças de alimentação dos dois shoppings da cidade.

Segundo Rosana Paula Barreto, gerente da Área de Alimentos da Covisa, a mobilização e a definição para o Dia Mundial do Alimento Seguro foram estabelecidas no final de agosto deste ano, durante a 5ª. Reunião Nacional de Vigilância Sanitária, realizada em Goiânia (GO), sob a coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde.

A reunião preparatória teve a participação de Ana Angélica Ribeiro, coordenadora de Vigilância Sanitária de Aracaju, e de Osmário Oliveira Bomfim, gerente da Área de Alimentos do órgão. “Mas, a nossa idéia é envolver todos os municípios sergipanos nessas ações, para que elas não fiquem restritas à capital e sejam também desenvolvidas no mesmo período no interior”, ressaltou Rosana Barreto.

Importância

Durante o encontro, o coordenador da Vigilância Sanitária da SES, Antônio Pádua Pombo, destacou a importância desse tipo de mobilização para garantir a oferta de alimentos cada vez mais seguros e de qualidade para a população, que tem um papel chave no trabalho de fiscalização. “É impossível para a estrutura de qualquer Vigilância Sanitária garantir, sozinha, a fiscalização de todas as áreas que são alvo das ações da Covisa”, disse.

Por isso, segundo ele, é importante que a população tenha consciência da sua participação nesse processo. “Ela deve ser a grande fiscal, denunciar, observar as práticas dos estabelecimentos, desde uma simples venda de acarajé até um supermercado”, reforçou. Pádua ressaltou que a população pode contribuir para a garantia da qualidade dos alimentos de forma simples.

“O consumidor deve observar quem está manipulando os alimentos, se a pessoa está devidamente paramentada ou ainda se possui algum processo infeccioso aparente na pele que, de alguma forma, coloque em risco a qualidade do alimento”, orientou. O coordenador da Covisa informou que recente pesquisa do Ministério da Saúde, realizada entre 2007 e 2008, registrou 81 óbitos relacionados à intoxicação alimentar.

Ações

As ações da semana de mobilização para o Dia Mundial do Alimento Seguro vão envolver cerca de 50 pessoas na capital e nos maiores municípios do interior. As atividades incluem distribuição de panfletos e orientação a feirantes e consumidores nas feiras livres e nas praças de alimentação dos shoppings da capital.

“Outras ações serão realizadas também na orla de Atalaia e nas escolas”, informou Rosana Barreto. Nas unidades escolares de Aracaju estão sendo programadas oficinas com os alunos e apresentação de peça teatral, enfocando os cuidados para se ter uma alimentação mais segura, como aqueles relacionados à higiene pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário