quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ESTADO VAI IMPLANTAR SISTEMA DE ACESSO UNIVERSAL A USUÁRIOS DO SUS.

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aracaju e do Departamento de Informação e Informática do SUS do Ministério da Saúde (DataSUS) apresentaram e avaliaram na útima terça-feira, 6, o processo de implantação do Sistema Integrado de Garantia de Acesso Universal. Trata-se de um conjunto de soluções em informática que está sendo construído em parceria com o Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) para gerenciar e garantir o acesso de usuários aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde no Estado.

Da reunião participaram os secretários de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, e da Saúde de Aracaju, Marcos Ramos, os técnicos do DataSUS Fernando Mendes Garcia (Gestão de Projetos), João Paulo Gouveia (Análise e Manutenção) e João Marcelo Silva (Regulação e Avaliação), e a diretora técnica do Sergipetec, Ângela Souza.

A apresentação do sistema foi feita por Celso Dantas, consultor do Sergipetec para a área de Saúde. Segundo ele, o objetivo é implantar uma ferramenta de gestão que assegure aos cidadãos atendimento integral de suas necessidades de saúde. “O sistema irá garantir que o usuário do SUS receba os cuidados necessários de acordo com o padrão de integralidade pactuado, organizado em redes especializadas de serviços locais, regionais e estadual, em conformidade com a rede interfederativa de serviços”, explicou.

Integralidade

Rogério Carvalho destacou o Sistema Integrado como uma etapa importante da Reforma Sanitária e Gerencial do SUS (Saúde Toda Vida), em curso no Estado desde 2007. “Sergipe é a única unidade de Federação, até o momento, a definir, em acordo com os entes federados (União, Estado e municípios), um padrão de integralidade para a oferta de serviços do SUS”, disse.

De acordo com o secretário, a implantação dessa ferramenta de gestão vai possibilitar não apenas gerenciar e quantificar a oferta dos serviços pactuados com os entes federados, através de um consenso interfederativo, mas avaliar a eficiência do próprio SUS em Sergipe. “Vai permitir nos mostrar o quão eficientes foram os entes nas responsabilidades que assumiram perante os acordos interfederativos e pactos. É um grande acordo sistêmico”, salientou, ao acrescentar que o Sistema Integrado vai possibilitar o planejamento geral dos serviços a serem ofertados aos usuários do SUS, mas também avaliar a produção e o resultado do que foi efetivamente produzido.

“Por isso estamos criando um índice de garantia de acesso que vai medir nosso grau de eficiência na prestação de serviços”, explicou Rogério Carvalho. Ele lembrou ainda que o Sistema Integrado em análise e fase de implantação no Estado vai propiciar plenas condições também para avaliar a atuação de cada gestor, além de formatar de maneira mais segura e precisa indicadores sanitários como taxas de mortalidade infantil e materna. “É possível que todas essas informações entrem nesse sistema, permitindo um melhor acompanhamento do desempenho gerencial do SUS em Sergipe”, disse.

Sistema

O Sistema Integrado de Garantia de Acesso Universal foi contratado pela SES ao Sergipetec em dezembro do ano passado e é composto de 29 soluções em informática. “A previsão é de que o conjunto de softwares esteja completamente implantado até março de 2010”, disse Rogério Lopes, diretor de Informática da SES. Segundo ele, até o final deste ano cerca de 70% da ferramenta estarão em condições operacionais, garantindo o acesso online aos serviços por todas as unidades do Estado.

De acordo com Marcus Dratovsky, diretor de Tecnologia da Informação do Sergipetec, dentre as 29 soluções que compõem o sistema, cerca de 40% já estão em fase final de conclusão. Segundo ele, além de garantir a construção da solução em tecnologia de informação (TI), o Sergipe Parque Tecnológico também garante todo o suporte para o pleno funcionamento do sistema. “Contratamos e capacitamos as empresas locais para desenvolver a solução para implantá-lo na SES com treinamento de pessoal e acompanhamento do funcionamento dos softwares”, explicou.

O Sergipe Parque Tecnológico é uma associação privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização Social Estadual. Hoje, abriga mais de 20 empresas, três incubadoras de empresas e seis instituições de pesquisa, gerando mais de 200 empregos diretos. Trabalha em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec), fazendo parte do sistema de inovação do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário