terça-feira, 26 de julho de 2011

COMBATE A DENGUE REQUER CUIDADOS PERMANENTES.

Os ovos do mosquito da dengue podem eclodir em locais inesperados. Motivo de preocupação durante todo o ano, o Aedes aegypti é capaz de se reproduzir em qualquer lugar que acumule água limpa, por menor que seja a quantidade. Diante do risco, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem reforçando as orientações à população.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Taise Cavalcante, lembra que as larvas podem desenvolver em pneus, vasilhames de água para os animais domésticos ou mesmo nos cacos de vidro colocados nos muros das casas por motivo de segurança. Os ovos também podem ser depositados e eclodir nas calhas do telhado e nas piscinas em desuso que acumulam água limpa e parada.

"O ovo do mosquito chega a ficar até 450 dias esperando por qualquer gota de água para se desenvolver. Daí a importância de não manter qualquer reservatório que acumule água parada em exposição. E se o morador tiver que juntar água, é preciso seguir todas as orientações dos agentes, como manter esses recipientes fechados ou cobertos, e lavá-los com bucha e sabão pelo menos duas vezes por semana", orienta a coordenadora.

Focos

Os ovos da dengue são encontrados, sobretudo, em lavanderias domésticas. Eles podem ser depositados até mesmo em vasos sanitários pouco utilizados e nos ralos de cozinhas e banheiros. Nos vasos de plantas, é necessário trocar a água por terra e se a planta for aquática, deve-se lavar sempre os pratinhos.

Um simples copo descartável, uma lata velha de tinta e entulhos de construção podem se transformar em criadouros. Já foram encontradas larvas do mosquito até mesmo em capacetes, recipientes de ferro a vapor, em brinquedos infantis e também em quintais de residências.

"O caminho mais fácil para combater a dengue é ficar de olho nesses locais dentro de casa, evitando o acúmulo de água. O morador consciente também deve mobilizar sua comunidade para fazer o mesmo, porque o melhor fiscal da dengue é a população", afirma o secretário municipal de Saúde, Silvio Santos.

Água e sabão

As bandejas que ficam no lado externo da geladeira também podem ser criadouros do mosquito da dengue. Taíse Cavalcante ensina como deve ser feita a limpeza. "Pelo menos duas vezes por semana, deve-se lavar a bandeja com uma escova ou bucha para que os ovos dos mosquitos possam se desprender das paredes do reservatório", recomenda.

"Não basta apenas trocar a água, mas lavar todo o reservatório com sabão e bucha para que os ovos sejam eliminados. O combate à dengue é uma responsabilidade de todos", finaliza a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário