quinta-feira, 28 de julho de 2011

DEPUTADA ANGÉLICA GUIMARÃES ASSUME O CARGO DE GOVERNADORA DO ESTADO.

Até o próximo dia 5 de agosto a deputada estadual Angélica Guimarães, presidente da Assembleia Legislativa, assume o cargo de governadora do Estado. Na manhã desta quinta-feira, 28, a parlamentar, primeira deputada a assumir o comando do Estado, foi empossada oficialmente no cargo interinamente pelo governador Marcelo Déda, que vai se ausentar de Sergipe para tratar de assuntos particulares no Rio de Janeiro e em São Paulo. O vice-governador Jackson Barreto, primeiro na linha de substituição a Déda, está fora do país cumprindo agenda particular. A posse aconteceu no Palácio de Despachos.

Para um auditório lotado de parlamentares, prefeitos e lideranças políticas, Angélica Guimarães disse que estava vivendo um momento importante em sua vida pública: ser a primeira mulher do poder legislativo a ocupar o cargo de governadora do estado. A deputada disse que o ato do governador Marcelo Déda em dar-lhe a oportunidade de comandar o Estado deve ser compreendida não como uma ação simplesmente simbólica e política, mas como um gesto de grandeza de um governante que exercita a arte da democracia.

Para a parlamentar, o momento era nobre e especial e inesperado em sua vida. “Quis a soberana vontade divina que, encontrando-me no pleno exercício da presidência da Assembleia Legislativa, coubesse a essa humilde ribeirinha, nascida no município de Japoatã, a elevada missão de substituir tão importantes e ilustres personalidades públicas”, afirmou, emocionada.

“Se eu não tivesse sido aclamada com o voto unânime dos colegas parlamentares, não estaria aqui nesse momento. Quero dividir este momento sublime de emoção e conquista com todo o parlamento, pois avalio que a postura daquela casa legislativa tem sido de plena independência, mas de total harmonia e respeito com o Executivo e assim também com os demais poderes”, disse a governadora em exercício ao citar o nome de cada um dos deputados que estavam no auditório acompanhando sua posse.

A governadora em exercício disse que a Assembléia Legislativa se sentia prestigiada e homenageada com a atitude. Segundo ela, o parlamento, que tem uma postura de plena independência e total harmonia e respeito com o Executivo, zela pela consolidação da democracia e em contrapartida, tem a legitima missão de representatividade do povo. “Assumo interinamente a chefia do executivo do meu Estado com a relevância do cargo e sobretudo da responsabilidades que eu mesma exijo”.

“Este momento além de especial, para mim se reveste em mais um desafio saudável na minha trajetória política, nesta curta, porém honrosa passagem à frente do governo de Sergipe. A dedicação, o espírito público e o respeito ao titular do cargo serão as ferramentas a serem utilizadas para manter o espírito de continuidade das ações que estão sendo implementadas e que tem por objetivo fundamental o bem e o melhor para o povo sergipano”, prosseguiu Angélica.

De acordo com a governadora em exercício, Sergipe exige de todos tolerância, lealdade, compromisso e espírito publico “para não permitimos, como disse o filósofo Platão, que a má erva cresça e frutifique no caminho da amizade. Não pode haver amizade sem confiança, nem confiança sem eternidade. Neste ato que nós celebramos, precisa ser visto e entendido como todos nós, como a confirmação do maior entrelaçamento que une amizade com a confiança e a integridade. Temos que elevar o nosso olhar para o norte e que juntos de mãos dadas, somando forças estejamos sempre avançando com o progresso e o desenvolvimento de Sergipe”

O governador Marcelo Déda agradeceu a lealdade de Angélica Guimarães e do parlamento e disse que fazia uma homenagem à democracia, à regularidade do funcionamento das instituições no Estado. “Está escrito na Constituição que o governador será substituído, em eventualidades, pelo vice-governador, pelo presidente do Poder Legislativo ou pelo presidente do Tribunal de Justiça. Déda explicou que como o vice-governador está ausente do país, é necessário que se obedeça à ordem natural prevista na Constituição. “Esta também é uma oportunidade que o Poder Executivo tem de explicitar o seu respeito pelo Poder Legislativo, além de ajudar a mostrar, do ponto de vista político, que a nossa coalizão funciona perfeitamente bem, não há crises entre os partidos e lideranças”, observou.

Marcelo Déda destacou a trajetória política e a lealdade e o respeito sempre mantidos com a deputada Angélica Guimarães. “A deputada é uma mulher habilidosa desde o primeiro momento em que entrou em nossa coligação. Ela demonstra uma fidelidade que só me emociona e fortalece nossos laços de amizade. Angélica demonstra a lealdade da política competente que compreende que, em certos momentos, não é necessário disputas entre partido e governador, demonstrando que compreende que o caminho é unir e não separar, se empenhando sempre em promover as articulações para o entendimento”.

O governador destacou o fato de Angélica Guimarães ser a primeira deputada mulher a ocupar o posto de governadora do Estado e lembrou que o cargo havia sido ocupado antes pela então vice-governadora Marília Mandarino e pela então presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Marilza Maynard. Segundo ele, a deputada estava consolidando a trajetória de êxito das mulheres na política nacional. “Temos uma presidenta da República, diversas ministras, e em nosso estado a presidente da Assembleia Legislativa, a presidente do Tribunal de Contas, dentre outras diversas mulheres que exercem com habilidade e sensibilidade os cargos de liderança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário