quarta-feira, 27 de julho de 2011

SEED E HEMOSE LEVAM CAMPANHA DE DOAÇÃO PARA AS ESCOLAS.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) - em parceria com a Fundação de Saúde Parreiras Horta/Instituto de Hemoterapia de Sergipe (FSPH/Hemose) - reuniu na manhã desta quarta-feira, 27, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, diretores das 90 escolas da rede estadual de ensino situadas em Aracaju.

O encontro teve como objetivo incentivar o envolvimento de alunos e servidores das unidades de ensino na campanha “Doador do Futuro”. A Seed também fará a campanha “Educação Pela Vida”, que terá culminância dia 21 de agosto, com o “Dia D” da doação de sangue para os que fazem a educação. Para mobilizar a comunidade escolar para o “Dia D”, a Seed fará uma série de palestras e debates nas escolas e setores da instituição no sentido de conscientizar e sensibilizar alunos, professores e servidores para a importância da doação de sangue.

A assistente social do Hemose, Tereza Lisboa, afirmou que a campanha visa conscientizar também as crianças que, mesmo não estando aptas a doar, poderão ser um futuro doador. “Queremos incentivar os jovem de 16 e 17 anos de idade que já pode doar sangue com autorização por escrito dos pais, e também aqueles jovens que não estão dentro dessa faixa etária, mas que são doadores do futuro, para que comecem a ter uma cultura voltada para a doação de sangue”, disse.

O coordenador da Rede Qualivida da Seed, Sílvio Oliveira, explicou que serão realizadas ações nas escolas para incentivar a campanha. “As escolas podem agendar as visitas dos técnicos do Hemose, que vão passar todas as orientações de como doar sangue. Estamos fazendo hoje com diretores da DEA [Diretoria de Educação de Aracaju], mas temos a intenção de conversar com os diretores das demais DREs [Diretorias Regionais de Educação], para que eles possam procurar os centros de coleta dos municípios para fazer a doação”, afirmou Sílvio.

Campanha nas escolas

A campanha de doação de sangue nas escolas foi bastante elogiada pelos diretores que participaram da reunião. “Esse é um momento ímpar para a gente, porque a educação faz a diferença. Se os alunos tiverem essa oportunidade de participar, acho que vai ser bastante viável, e a campanha terá uma grande participação”, disse a diretora da Escola Estadual São José, Josineide Gomes Melo.

Quem também gostou foi o diretor da Escola Estadual 17 de Março, professor Anderson Menezes Dantas. “É uma forma de desmistificar que a pessoa que está doando sangue está com problema de saúde. Quem doa salva vidas. A gente só percebe realmente a necessidade da doação de sangue quando alguém do nosso lado está precisando”, explicou.

A mesma opinião foi compartilhada pela coordenadora do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, professora Euflosina Caxico. “Eu acredito muito na força dessa campanha porque é importante preservar a vida e conscientizar os alunos. Eu já tinha vontade de doar, mas não sabia como fazer. Mas agora, a partir dessas informações, vou me inscrever para também ser uma doadora de sangue”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário