terça-feira, 26 de julho de 2011

DÉDA RECEBE MEDALHA DO MÉRITO ANHANGUERA DURANTE SOLENIDADE NO CENTRO HISTÓRICO DE GOIÁS.

Foto:  Roberto Jaime

O governador de Sergipe, Marcelo Déda, foi até o Estado de Goiás (região Centro-Oeste) nesta terça-feira, 26, prestigiar a cerimônia de transferência simbólica dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário para a secular Cidade de Goiás – também conhecida como Vila Boa e primeira capital do Estado -, em comemoração ao aniversário de 285 anos da cidade. Durante a solenidade, o governador foi agraciado com a medalha da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração do Estado, dedicada a personalidades que se destacaram por serviços prestados ao desenvolvimento do Estado.

As celebrações aconteceram em frente à praça do Chafariz. Lá, diante de centenas de moradores e turistas, o governador goiano, Marconi Perillo, entregou também as comendas da Ordem do Mérito Anhanguera ao ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Agricultura, Vagner Gonçalves; do Trabalho, Carlos Luppi; da Previdência, Garibalde Alves Filho; do Turismo, Pedro Novais Lima; da Integração Nacional, Fernando Bezerra; das Cidades, Mário Sílvio Mendes Negromonte; aos governadores do Rio Grande do Norte, Rosalba Rosado; de Roraima, José de Anchieta Junior; do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos; ao ministro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ); José de Castro Meira; e aos embaixadores do Japão, Akira Miwa, da China, Giu Xiaoqi, e Alemanha, Wilfried Grolig.

“É com grande alegria que eu aceitei o convite do governador Marconi Perillo a participar desta bela solenidade na capital histórica do Estado de Goiás. Ao lado de colegas governadores, ministros de Estado e de personalidades públicas, recebemos essa homenagem da Ordem do Mérito Anhanguera, a mais alta condecoração do Estado”, destacou Marcelo Déda.

O governador sergipano ressaltou ainda que a luta dos estados brasileiros tem aproximado os governadores na busca de um sistema tributário mais justo. “Esse trabalho tem sido reconhecido por nossos colegas que, nesses momentos festivos, buscam registrar o seu carinho e companheirismo através de homenagens como as de hoje. Para mim, é uma alegria porque hoje está completando 10 anos que Vila Boa de Goiás foi considerada patrimônio da humanidade e, no início deste mês, a nossa São Cristóvão teve esse mesmo reconhecimento da Unesco”.

Tradição

O município, distante 148 quilômetros de Goiânia, teve seu centro histórico reconhecido em 2001 pela Unesco como Patrimônio da Humanidade por sua arquitetura barroca peculiar, por suas culturas seculares e pela natureza exuberante que a circunda. Em 2011, a cerimônia acontece no dia 26 de julho, data da padroeira do Estado e da Cidade de Goiás, Nossa Senhora Santana.

“Foi a primeira capital do Estado, patrimônio da humanidade e tem toda uma tradição religiosa, que guarda quase três séculos da sua arquitetura, das suas músicas e artes. Essa cidade tem um a simbologia muito forte para nós. É uma cidade encantadora, é o berço da nossa história”, disse o governador goiano.

Campanha do Desarmamento

Após a solenidade de transferência da capital, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, realizou o lançamento da Campanha do Desarmamento no Estado, desenvolvida pelo Ministério da Justiça e instituições parceiras. O objetivo da campanha é sensibilizar a população e recolher o maior número possível de armas de fogo.

De acordo com o ministro, aquele que devolver a arma, pode fazê-lo no anonimato, o que elimina a preocupação das pessoas em relação à entrega de armas. "A presidenta Dilma e eu estamos empenhados no sentido de sensibilizar a população quanto à importância do desarmamento para que a violência diminua em todo o país", afirmou Cardozo.

Para estimular e facilitar o recolhimento, a campanha apresenta quatro novidades: o anonimato para quem entregar a arma; a inutilização da arma já no ato da entrega; a agilidade no pagamento da indenização (depois de 24 horas até, no máximo, 30 dias após a entrega); a ampliação da rede de recolhimento: além das delegacias da Polícia Federal, outros locais serão credenciados gradualmente pelo Ministério da Justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário