quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

AUDIÊNCIA PÚBLICA PACIFICA CONTROVÉRSIA ENTRE PROFESSOR E ALUNOS DE ESCOLA ESTADUAL.

Os alunos do Colégio Atheneu Sergipense, reprovados na disciplina Educação Física, terão a oportunidade de fazer mais uma avaliação. Assim será pelo fato de o professor não haver realizado a recuperação semestral em meados de 2011, o que contraria as regras da rede pública estadual.

O impasse, que ganhou certa repercussão na imprensa local, surgiu da perplexidade pela retenção dos estudantes numa disciplina que o senso comum não levava a sério. De acordo com o professor Gustavo Rocha, foram trinta e duas reprovações num universo de trezentos e vinte alunos. “Esse índice não geraria nenhum estarrecimento, se a disciplina em questão fosse matemática, por exemplo”, completou o ministrante. Ele sustenta que o baixo rendimento dos adolescentes nas avaliações decorre da displicência com que eles encaram a Educação Física, atribuindo-lhe pouca importância. “Educação Física segue os procedimentos de todas as outras disciplinas, se a média não for alcançada, o aluno reprova”, afirmou a professora Maria Auxiliadora Pires, representante da Secretaria de Estado da Educação – SEED.

Os que se sentiram prejudicados, alegam que o professor os persegue, abordando conteúdos de complexidade incompatível com o ensino médio. Ademais, a recuperação semestral foi suprida com o artifício da repetição da nota da segunda unidade, medida visivelmente inadequada, apesar de, segundo Gustavo Rocha, haver sido acordada com os alunos. Contestou-se ainda a excessiva subtração de pontos a título de punição por comportamento indevido durante a aplicação das provas, mas o professor ressaltou que possui autonomia até mesmo para zerar sumariamente nesses casos.

Em Audiência Pública conduzida pelo Promotor de Justiça Dr. Luis Fausto Dias de Valois Santos, Curador dos Direitos à Educação, o caso foi pacificado com o consenso de que a recuperação semestral não ocorrida deva ser realizada. Para garantir absoluta lisura, uma comissão instituída pela direção da escola, incluindo o professor Gustavo Rocha, aplicará e corrigirá as provas. O diretor do Atheneu Sergipense disse que informará aos pais, ou responsáveis pelos alunos, sobre a pontuação de que cada um necessita para ser aprovado. Ele assegurou também que permitirá o acesso às provas após a correção. Dr. Fausto solicitou que, num prazo de 48 horas a partir da publicação dos resultados, a Promotoria de Justiça seja devidamente informada.

Fonte: MP/SE (Hebert Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário