quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

SMTT É A FAVOR DO LOTAÇÃO EM ARACAJU.

Ao contrário do que tem sido publicado em parte da imprensa sergipana nos dois últimos dias a respeito dos táxis lotação, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vem reforçar o posicionamento oficial do órgão: não há pretensão alguma de acabar com este serviço de transporte na capital sergipana.

O superintendente Antonio Samarone faz questão de afirmar que o Município pretende fazer parceria com as cidades circunvizinhas para ampliar o serviço e melhorá-lo, e não tem posição contrária aos táxis lotação. "Por exemplo, muitos carros legalizados de transporte escolar em Socorro trazem estudantes para Aracaju, lá o mototáxi é regulamentado, como podemos nos distanciar deste município? É preciso sentar para encontrar solução integrada já que a PMA tem interesse em permanecer em convênio com todos os municípios de Sergipe", coloca Samarone.

Para ele, nenhuma cidade é isolada, "se não fica difícil cumprir suas metas; muita gente de Socorro trabalha em Aracaju e vice-versa por serem municípios irmãos", disse o superintendente durante entrevista ao programa de George Magalhães, na Liberdade FM, nesta quinta-feira, 19.

No momento, a PMA, através da SMTT, está fazendo estudo profundo para diagnosticar o trânsito de Aracaju, que é o primeiro de Sergipe a fazê-lo, cumprindo a lei 12.587 de 03 de janeiro de 2012. "Faremos este estudo e não ficará engavetado porque vira lei, o Plano de Mobilidade Urbana é integrante do Plano Diretor da cidade. O futuro gestor só poderá alterá-la em 10 anos. Dessa forma, é possível entendermos um pouco da grandiosidade que é o processo de formulação do Plano de Mobilidade, por isso que tem que saber qual é o plano nacional de Mobilidade", explica Samarone.

Ele ainda completa que o interesse de Aracaju é encontrar uma forma de convivência harmônica através do diálogo. "Acreditamos que todos somos irmãos brasileiros, sergipanos. Aracaju tem que fazer parceria, e faremos tudo dentro da lei".

Realidade

Ainda de acordo com o superintendente Samarone, a PMA não tem posição contrária aos táxis lotação. "Há três ações correndo contra os táxis lotação: o TAC que existe é uma iniciativa autônoma do Ministério Público. Também não temos a ver com a ação que a associação de taxistas da BA e SE entrou na justiça para extingui-lo, pelo contrário, fomos defender, inclusive", relata.

A SMTT está tomando providências para integrar as principais avenidas e formar um grande corredor. Por isso, está estudando, contratando profissionais de mobilidade urbana, por meio de concurso público, e a composição do sistema de transporte público, através do Plano de Mobilidade Urbana, que será realizado pelas sociedade nas audiências e ferramentas de comunicação.

"Vamos abrir espaço público também para que todo cidadão que tenha sugestão sobre o trânsito de Aracaju, o faça, porque levaremos em consideração e sentaremos juntos em um grande seminário nos próximos dias 02 e 03 de fevereiro, oportunidade que o prefeito irá anunciar as primeiras medidas deste estudo", informa Samarone. "Não podemos resolver problema de clandestino do Estado como um todo. Aracaju é o único município que tem uma ação em relação aos clandestinos", completa o superintendente, enfatizando que a capital só tem competência para licitar o transporte dela mesma.

A audiência pública final deste processo de formação do Plano de Mobilidade Urbana está agendada para acontecer em 19 de março. "O edital vai estar na praça a partir de 17 de abril", antecipa o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário