segunda-feira, 9 de março de 2015

LIXO JOGADO NAS RUAS OBSTRUI A REDE DE DRENAGEM DA CAPITAL.

Mesmo com o trabalho executado diariamente pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) na rede de drenagem pluvial da capital, além de ações de urbanismo desenvolvidas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), e ainda com a atuação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) que fiscaliza as medidas adotadas por donos em terrenos baldios, foi identificado em Aracaju mais de 1.500 pontos de descarte ilegal de lixo, entulho e dejetos humanos.  

Outro dado importante sobre o destino do lixo são as 5 toneladas produzidas todos os meses e coletadas das vias públicas da capital pelos órgãos municipais. Com todo o trabalho Emurb para ampliar a capacidade de absorção das águas pluviais em períodos de maior incidência pluviométrica, é comum observar em alguns locais o lixo ser jogado de forma inadequada em vias públicas.

A atual gestão tem tomadas todas as precauções necessárias e as medidas indispensáveis para evitar pontos de alagamentos. O trabalho preventivo chega diariamente a todas as regiões da capital com ações que incluem mapeamento de áreas de risco, identificação dos locais com histórico de não comportar as águas pluviais e realização de manutenção das galerias subterrâneas e dos canais de macrodrenagem.

Colaboração dos aracajuanos

As 15 equipes mobilizadas pela Diretoria de Operações da Emurb, que chegam inclusive a beneficiar mais de 300 ruas por mês, começaram a semana atuando em vários pontos da cidade. Entretanto, a colaboração e participação dos aracajuanos para evitar alagamentos é fundamental, não jogando entulhos e resto de material às margens das ruas e avenidas e destinando o lixo caseiro em locais apropriados e longe das boca-de-lobo e bueiros.

Trabalho chega aos bairros

Na amanhã desta segunda-feira, 09, os bairros Atalaia, Santo Antônio, 13 de Julho, Salgado ilho, Aeroporto, Bugio, Inácio Barbosa, Cidade Nova, 18 do Forte e Zona de Expansão estão recebendo serviços de desobstrução, recuperação e confecção de redes de escoamento de águas fluviais, além de construção de meio-fio evitando, assim, alagamentos nos períodos de maior incidência pluviométrica.

Solicitação

A Emurb também realiza outras atividades como: recapeamento asfáltico, terraplenagem, fiscalização de obras irregulares e reposição de tampas. Para registrar a solicitação, a população pode entrar em contato com a assessoria de comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, enviando um e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou ainda por meio dos perfis do órgão nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário