segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

HEMOSE CONTA COM PARCERIA PARA AMPLIAÇÃO DO CADASTRO DE MEDULA ÓSSEA.

Com a distribuição de material informativo, parceria busca promover uma ampla conscientização sobre a importância da doação de medula

O cadastro de medula óssea realizado pelo Centro Hemoterapia de Sergipe (Hemose) ganhou um importante reforço com o projeto Sergipe Verão, promovido pela Clínica e Hospital São Lucas. O evento, que entra em sua quarta edição, foi aberto na manhã desta segunda-feira, 3, no Calçadão da 13 de Julho, em Aracaju.

Com o tema ‘Quem Doa Cuida – Doe Medula Óssea, Faça Alguém Renascer”, a parceria busca, através da distribuição de material informativo, promover uma ampla conscientização sobre a importância da doação de medula. O material contém informações básicas explicando o que é medula óssea e transplante, como é feita a doação, quais os riscos e como é realizado o exame de compatibilidade.

“Já realizamos esse trabalho no Hemose, toda segunda e terça-feira. Levá-lo para a rua é uma oportunidade de divulgar para as pessoas mais informações sobre como é realizado o procedimento e assim desmistificar os muitos mitos sobre a doação de medula óssea”, explicou a assistente social do hemocentro, Maria Tereza Leite Lisboa.

A coordenadora do Sergipe Verão, Rosa Mérici Alves Pacheco Cardoso, que é diretora técnico-operacional do São Lucas, informou que a parceria busca levar mais esclarecimentos à população. “As equipes estarão num estande montado no calçadão coletando 10 mililitros de sangue das pessoas que tenham interesse em participar do cadastro e se tornar um candidato a doador de medula óssea. Essa coleta também pode ser feita no próprio hospital São Lucas ou no Hemose”, acrescentou Rosa Mérici.

Sergipe Verão

O projeto tem como objetivo prevenir doenças e melhorar o condicionamento físico dos participantes, através de atividades físicas. O evento realizado nos turnos da manhã e tarde encerra dia 16 de janeiro. Durante os dois períodos são realizadas diversas atividades, a exemplo da prática de atividade física, aferição de pressão, glicemia, entre outros.

Cadastro

As pessoas interessadas em participar do cadastro de doação de medula óssea podem se dirigir até o Hemose às segundas e terças, no horário de 7h às 17h. É necessário estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 55 anos e levar documento de identidade. O hemocentro está localizado na avenida Tancredo Neves, ao lado do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Mais informações pelos telefones (79) 3259-3174 / 3191.

Nenhum comentário:

Postar um comentário