sexta-feira, 1 de julho de 2011

INTEGRAÇÃO ENTRE HOSPITAIS DEVERÁ DIMINUIR FILA PARA CIRURGIA ORTOPÉDICA.

Com a finalidade de resolver o problema da espera por cirurgia ortopédica em Sergipe, foi firmada nesta sexta-feira, 1º, uma parceria entre o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC) e toda a rede hospitalar pública. Para tanto, reuniram-se no Huse representantes dos hospitais, da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPE/SE).

De acordo com o superintendente do Huse, Francisco Claro, existe hoje na enfermaria da unidade 36 pacientes considerados de maior urgência e que aguardam por cirurgia. Ele explica que é necessário no mínimo que haja dois ortopedistas cirurgiões na escala do Centro Cirúrgico.

“A nossa maior dificuldade estava sendo completar a escala de médicos para atender à demanda. Esperamos, agora, que seja possível reestruturar essas escalas, consolidar a união entre Huse, Hospital Cirurgia e demais hospitais da rede e atender ao que ficou acordado, ou seja, normalizar a situação dentro de 60 dias”, informa.

Para o diretor da Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia (FBHC), Gilberto Santos, com o cumprimento do acordo, existe a possibilidade de resolver o problema do trauma em Sergipe. “É preciso que cada hospital, cada unidade, faça a sua parte. Se nós realmente conseguirmos, por exemplo, unir forças do Hospital Cirurgia, do Huse e dos hospitais de Estância e Itabaiana, é possível solucionar a dificuldade pela qual passa a ortopedia no Estado”, aponta.

A promotora dos Direitos à Saúde do MPE, Euza Missano, esteve no encontro. “Sabemos que hoje há um número significativo de pacientes aguardando procedimento cirúrgico. Portanto, deverá haver, em cinco dias úteis, um realinhamento completo da escala médica para possibilitar a realização de 80 cirurgias por mês, com a participação expressiva da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e até mesmo do município de Aracaju”, diz Euza.

Na última quinta-feira, 30, Euza Missano e outros representantes do Ministério Público de Sergipe estiveram nas dependências do Huse, verificando o problema dos pacientes que esperam por cirurgia. A promotora visitou também o Pronto-socorro (PS) da unidade, e disse que o Ministério Público constatou uma melhora significativa no PS. Também acompanharam a visita o Conselho Regional de Medicina (CRM/SE) e a Sociedade Média de Sergipe (Somese).

Nenhum comentário:

Postar um comentário