segunda-feira, 18 de julho de 2011

PREFEITURA DE ARACAJU ATUA NO COMBATE A ESQUISTOSSOMOSE.

Informação e tratamento adequado são fundamentais para combater a esquistossomose, também conhecida como barriga d'água. Com o objetivo de orientar a população sobre a prevenção e cuidados com a doença, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nessa segunda-feira, 18, com uma palestra educativa, uma série de atividades na Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto César Leite, no conjunto Santa Tereza.

A enfermeira Marleide Almeida explicou como a população pode evitar a doença parasitária, que é contraída pelo contato com águas contaminadas pela larva Cercaria, que se utiliza do caramujo Biothalaria Glabrata, para atingir sua fase adulta.

"Para prevenir a esquistossomose é preciso evitar banhos em rios e locais de água doce parada, não dispensar fezes nesses locais, andar sempre calçado, beber somente água potável e jamais manipular caramujos com as mãos descobertas", alertou a enfermeira.

Tratamento

Após a palestra, pessoas contaminadas com esquistossomose receberam tratamento na Unidade de Saúde da Família. Acácia Andrade, médica da secretaria de Saúde, esclareceu que é fácil tratar da doença.

"A partir de um simples exame de fezes é possível diagnosticar a contaminação da esquistossomose. É fundamental deixar claro que o tratamento desse mal é administrado facilmente com medicamentos específicos disponíveis e ofertados gratuitamente na rede pública", destacou.

Dúvidas

Os moradores do bairro 17 de Março acharam ficaram felizes com a atividade. Lourival Nogueira, 62 anos, conta que sanou uma importante dúvida. "Eu achava que a doença não tinha cura e imaginava que o verme ia continuar prejudicando minha saúde. Fiquei muito aliviado quando a enfermeira explicou que tinha remédio, tratamento e que eu iria ficar bem", disse Lourival.

Para a diarista Célia Maria, o encontro com a médica Acácia esclareceu pontos importantes do tratamento. "Ela me explicou que depois de tomar o medicamento contra a doença, as mães que estão amamentando devem ficar 72 horas sem amamentar", afirmou Célia, que é mãe.

Continuidade

Na próxima terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, mais moradores do bairro 17 de março devem assistir à palestra sobre esquistossomose e também receber tratamento na USF Augusto César Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário