domingo, 10 de julho de 2011

PREFEITURA DE SOCORRO INAUGURA SALA DE INCLUSÃO DIGITAL.

Uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente resultou na reinauguração da Sala de Inclusão Digital na Escola Municipal Professora Honorina Costa, na sede do município de Nossa Senhora do Socorro. A sala homenageia o professor Sabino Vasconcelos Santos, que trilhou uma bela história na cidade, participando de diversos setores, como educação, esporte e cultura. O evento ocorreu na noite da última quinta-feira, 6, e contou com a presença de diversas autoridades, familiares do homenageado e alunos.

Para o secretário de Meio Ambiente, professor Manoel Messias, filho de Sabino, essa homenagem é o reconhecimento do trabalho realizado por seu pai durante muitos anos em Socorro. “Sabino Vasconcelos foi um líder comunitário, religioso, e inspirou muita gente nessa cidade, a exemplo de João Dias, que foi vereador e comerciante. Ele foi aluno de papai no tempo em que as escolas eram difíceis e não alcançava a comunidade, e ele abriu uma escola para jovens e adultos aqui. Pelo que me consta, ele não cobrava nada a ninguém. Fazia as coisas pelo entusiasmo de desenvolver a cidadania”, destaca o secretário.

Ele lembra ainda que Sabino foi também alfaiate e abriu um estabelecimento no município, onde passou o ofício a diversos jovens que se interessaram em obter uma profissão. “Eu conheci Zequinha, o senhor Bruno, algumas pessoas que aprenderam e trabalharam com ele como alfaiate”, aponta. O homenageado da noite foi também desportista, tendo sido diretor e presidente do time 15 de Novembro. “Papai foi ainda músico e participou da Lira Socorrense tocando clarinete”, diz.

Além do secretário Manoel Messias, marcaram presença filhos, irmã e netos do homenageado; o secretário municipal da Juventude, Elmo Paixão; a secretária executiva da Prefeitura, Elma, que representou o prefeito; Maria Isabel, que representou o secretário municipal de Educação; o ex-prefeito Tonho da Caixa, e o secretário de Agricultura de Laranjeiras, pastor Adroaldo.

Inclusão Digital

Composta de 12 computadores, a Sala de Inclusão Digital da Escola Municipal Honorina Costa atende atualmente a quatro turmas de 30 alunos, sendo duas de ensino avançado e duas de ensino básico. Segundo o professor Luciano Ferreira Dias, responsável pelos cursos, o objetivo do projeto é capacitar os jovens socorrenses para que eles possam ser inseridos principalmente no mercado de trabalho local.

“O jovem que passa por nossos cursos recebe certificado dos níveis básico e avançado em Word, Excel e Power Point, além de ter noções de internet. Podemos dizer que eles saem preparados para enfrentar entrevistas de emprego, que hoje exigem um conhecimento em informática. Temos orgulho em dizer que já possuímos jovens que passaram por nosso curso trabalhando aqui em Socorro”, destaca Luciano.

Ele lembra que o projeto foi iniciado na gestão passada, em 2009, e já formou mais de 250 alunos. “O projeto teve uma parada, mas reiniciamos neste ano e a expectativa é que possamos ampliá-lo em breve”, diz o professor. Mas para a dona de casa Angélica Lima, 49 anos, as aulas não servem apenas para o mercado de trabalho. “Fiquei sabendo do curso e busquei informações se eu poderia também participar. Estou adorando as aulas e espero continuar. A informática está sempre mudando e a gente precisa estar atualizada”, opina.

A agricultora Gilvanda Conceição, 56 anos, também participa das aulas de informática e diz estar surpresa com a sua evolução. “Eu pensei que não teria progresso, mas estou vendo bons resultados”, diz.

Para a técnica Pedagógica Maria Isabel da Silva Oliveira, que representou o secretário de Educação, Wellington Mangueira, a sala de inclusão digital vem a tirar da ociosidade muitos jovens, além de capacitá-los. “Esse é mais um salto da parceria entre as secretarias de Educação e Meio Ambiente, que vem dando certo, pois comungam do mesmo objetivo, buscando sempre a melhoria para os socorrenses”, aponta Maria Isabel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário