quarta-feira, 13 de julho de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACAJU INICIA RECADASTRAMENTO DO AUXÍLIO MORADIA.

Traçar o perfil das famílias beneficiadas para diagnosticar a composição familiar, renda, faixa etária e escolaridade dos seus membros. Este é o objetivo do recadastramento do Auxílio Moradia que a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) iniciou na última segunda-feira, 11, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santa Maria. Até esta manhã, cerca de 500 das 1.850 famílias beneficiadas haviam sido recadastradas.

"Queremos conhecer melhor quem são os usuários do Auxílio Moradia, mas com este recadastramento pretendemos também identificar possíveis abusos ou irregularidades, que seriam famílias utilizando o benefício enquanto têm sua própria moradia. Ouvimos este tipo de denúncia quanto fazíamos a desocupação das áreas de risco e, portanto estamos passando um ‘pente-fino' no Auxílio Moradia. Se detectarmos irregularidades, bloquearemos o benefício", disse o secretário da pasta, Bosco Rolemberg.

Todas as famílias que são assistidas pelo Auxílio Moradia devem procurar o Cras do seu bairro para fazer o recadastramento. O não atendimento a esta solicitação da Semasc vai implicar automaticamente no bloqueio do benefício. "Estamos também verificando a regularidade da situação de cada família com relação à moradia de aluguel, exigindo o último recebido de pagamento do aluguel do imóvel", informou o secretário, acrescentando que as informações prestadas no recadastramento relacionadas à moradia (endereço e valor do aluguel, por exemplo) serão confrontadas com as planilhas que a Semasc recebe mensalmente dos Cras.

O recadastramento foi iniciado pelo Cras do bairro Santa Maria por ser a área de maior demanda. Somente naquela comunidade são mais de mil famílias atendidas pelo Auxílio Moradia. "Os beneficiados são egressos das invasões Morro do Avião, Arrozal, Quirino e outras áreas de risco que haviam se instalado ao longo do canal Santa Maria", explicou a coordenadora de Proteção Social Básica, Yolanda de Oliveira, informando que o recadastramento se estenderá aos demais Cras após a conclusão no Santa Maria.

Compromisso

Segundo Yolanda de Oliveira, no momento do recadastramento, as famílias estão assinando um termo de compromisso responsabilizando-se a cumprir algumas determinações, que visam gerar autonomia econômica para os beneficiados. "Não queremos apenas repassar o Auxílio Moradia, mas também que estas famílias acessem outros serviços que disponibilizamos e que irão melhorar a qualidade de suas vidas", esclareceu a coordenadora.

Assim, além de se comprometerem a entregar o recibo de pagamento de aluguel no prazo de cinco dias após o recebimento do Auxílio Moradia, e estarem inscritas no Cadastro único, as famílias terão que participar regularmente de reuniões, palestras e cursos de inclusão produtiva oferecidos pelos Cras; crianças, adolescentes e idosos deverão obrigatoriamente participar das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário