sexta-feira, 26 de agosto de 2011

SERGIPE RECEBE DISCUSSÃO NACIONAL DE COMBATE AS DROGAS.

Deputados federais, membros da Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas (Cedrogas), se reuniram na manhã desta sexta-feira, 26, em Aracaju, para a realização do Seminário Estadual da Câmara Federal dos Deputados na Assembleia Legislativa. O secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, esteve presente ao evento.

O Seminário, que deve acontecer em todos os estados da federação, pretende debater, além de reunir planos e estratégias na sociedade civil e setores governamentais envolvidos, sobre as políticas públicas voltadas para as drogas, de modo a angariar contribuições para os trabalhos desta Comissão em Brasília. Sergipe é o 15º estado até o momento a receber o encontro e, até setembro, a Comissão deve passar por todos os entes federativos.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, o governo tem ciência que é necessária a participação da sociedade para construir um processo de ressocialização do ex-drogado. "As palavras integração e sinergia são fundamentais, mas isso não pode acontecer somente na área da saúde enquanto rede organizada de atenção integral ao dependente químico, a ideia é extrapolar para outras esferas, como educação e inclusão social, a garantia de trabalho e a garantia de uma acomodação transitória para o ex-dependente. Isso não é uma coisa que se dê de imediato e é uma discussão de sociedade, e não apenas do governo", declarou.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) atualmente conta com cerca de 550 equipes de saúde da família atuando em todo o Estado, o que, de acordo com Antonio Carlos, facilita o trabalho de prevenção ao uso de drogas. "Sergipe é um dos estados com a maior proporção no país em relação aos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e o número de habitantes.

“Nós temos hoje 32, entre eles, quatro Caps Álcool e Drogas, e estamos avançando para a habilitação de quatro Caps tipo III, o que significará a possibilidade de uma internação desses usuários de álcool e drogas", afirmou.

Sergipe possui atualmente 40 leitos psiquiátricos em hospitais gerais para internação, sendo 16 no Hospital Cirurgia, 16 no Hospital São José e oito no Hospital Universitário. Além disso, no Cirurgia, dos 16 leitos, existe um complexo voltado especificamente para a desintoxicação do usuário de álcool e drogas.

Seminário

O deputado federal Rogério Carvalho, que na ocasião coordenou o Seminário, destacou os temas de discussão do encontro. "Os eixos temáticos no debate são: Tratamento e acolhimento, reinserção social, repressão ao tráfico e legislação. Nós vamos ter a oportunidade de ouvir todas as pessoas e estados sobre um mal que está aí em todo o mundo, que é a droga. Ela potencializa o desejo e a loucura na civilização moderna.

Portanto, é necessária essa discussão para que possamos introduzir novas tecnologias de combate e novas ideias", informou Rogério Carvalho, que integra a comissão, e foi responsável, enquanto secretário da saúde do município, pela implantação dos Centros de Atendimentos Psicossociais na Rede de Saúde de Aracaju, que atendem usuários de drogas. "É muito importante trazer essa discussão para Sergipe e levar as sugestões daqui para Brasília, pois assim, juntos, poderemos vencer esta guerra contra a droga, que tem vitimado milhares de pessoas em todo o mundo", completou o parlamentar sergipano.

O relator nacional da Comissão, deputado federal Givaldo Carimbão (PSB-AL), revelou um dado estimado em que cerca de milhões de brasileiros são usuários de crack, número que iguala a população de todo o Sergipe. "Hoje, 90% dos presos que chegam às cadeias têm relação com as drogas e, dentre elas, o principal culpado é o crack. Para combater isso, a educação é fundamental. Existe um dado que demonstra que um jovem que até os 18 anos começa a beber, tem mais chances de usar drogas no futuro do que uma pessoa que começa a usar álcool após os 21 anos. Temos mais de 300 mil professores no Brasil que têm de ser qualificados para instruir esses jovens", ressaltou.

Números das Drogas

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2011, da Organização das Nações Unidas (ONU), 210 milhões de pessoas, cerca de 4,8% da população mundial com idade entre 15 e 64 anos, consumiu ao menos uma vez alguma droga ilícita em anos anteriores. Já o uso problemático de drogas atingiu 0,6% da população nessa faixa etária. O relatório informa também que houve um aumento da procura por substâncias que não estão no sistema de controle internacional, como as piperazinas e a catinona.

Presenças

No evento, ainda participaram: o vice-governador do Estado, Jackson Barreto; a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social Eliane Aquino; os deputados federais Valadares Filho (PSB/SE) como relator do evento local; o presidente da Câmara dos vereadores de Aracaju Emanuel Nascimento, que representou os demais vereadores; promotores de justiça; delegados; e gestores e trabalhadores da ação da Saúde, Atenção social e áreas afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário