sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

DEFESA CIVIL MONITORA ÁREAS DE RISCO EM ARACAJU.

Equipes da Defesa Civil do município realizaram visitas a diversas áreas de risco da capital sergipana na manhã desta sexta, 13. A ação, que contou com a participação do coordenador do Centro Meteorológico de Sergipe, Overland Amaral, tem como objetivo monitorar bairros onde há maior probabilidade de incidentes por conta do período de chuvas. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Nicanor Moura, é importante a ação conjunta entre Prefeitura de Aracaju e o Cemese.

É necessária essa integração para que possamos monitorar de forma mais eficiente as áreas suscetíveis a desastres durante o período de chuvas. Dessa forma, hoje visitamos bairros como Soledade, Cirurgia, Olaria, Jabotiana, entre outros, onde há construções irregulares. Para construir, é preciso ter a autorização da prefeitura, porém muitos constroem suas casas sem a devida permissão oficial, alterando a formação natural da localidade. Dessa forma, ficam vulneráveis à ocorrência de desastres por causa das chuvas. As áreas de risco existentes hoje em Aracaju são resultantes da intermediação humana", disse Nicanor.

Não jogar lixo nas encostas e não plantar árvores de grande porte no local são algumas das medidas que podem ser adotadas pela população para evitar tragédias de maiores proporções. "É preciso que cada morador tenha a consciência dos cuidados necessários para evitar desastres. Por isso, a importância de não jogar lixo em locais impróprios e não plantar árvores como a bananeira, que retém muita água.

Alerta

É importante também que a população fique atenta ao alerta da Defesa Civil e busque informações junto ao Centro de Referência de Assistência Social dos bairros sobre como proceder quando há possibilidade de ocorrência de desastres, além de agir de forma preventiva. Todo desastre é evitável", afirmou o coordenador municipal da Defesa Civil.

Segundo o coordenador do Centro Meteorológico de Sergipe, Overland Amaral, chuvas intensas estão previstas para o final do mês. "Chuvas leves atingem a capital sergipana até este sábado, 14, ficando suspensas a partir de domingo. Mas é possível que no final do mês as chuvas torrenciais cheguem ao Estado. Daí a necessidade de monitorar as áreas, sempre enviando informações à Defesa Civil para que possamos agir de forma preventiva, preparando a comunidade para agir de forma preventiva e evitar transtornos e desastres maiores", destacou.

Encostas

Para evitar ainda mais incidentes por conta das chuvas, a administração municipal tem executado um conjunto de obras que buscam se antecipar a problemas em áreas que apresentem riscos de deslizamentos de terras. A construção da encosta no bairro América representa esse ousado projeto.

"A PMA tem tido o compromisso com a população aracajuana de equacionar o problema das encostas. Temos feitos estudos e produzidos laudos técnicos que dão sustentação aos projetos de contenção de encostas e assim garantir aos moradores dessas áreas segurança e comodidade", garante o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Osvaldo Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário