quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

HOSPITAL DE ITABAIANA IMPLANTA SERVIÇO DE CIRURGIA BUCOMAXILOFACIAL.

O objetivo da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) de tornar o Hospital Regional Garcia Moreno Filho, localizado no município de Itabaiana, num polo de referência na assistência a traumas ganhou força nos últimos 15 dias. Isso porque a FHS implantou o serviço de cirurgia bucomaxilofacial.

Esta é a primeira vez que este tipo de assistência é estruturada numa unidade hospitalar fora da capital. A expectativa da fundação é que, daqui para frente, o Hospital Regional de Itabaiana passe a resolver na região todos os casos de trauma facial, muito comuns em acidentes motociclísticos.

“Como aquela região do estado é onde encontramos a maior concentração de acidentes de motos, resolvemos implantar o serviço em Itabaiana, que já é responsável por todos os encaminhamentos ortopédicos da região”, explica o diretor operacional da FHS, Edvaldo Santos.

Somente na primeira semana de funcionamento do serviço, o hospital realizou 52 atendimentos que envolviam algum tipo de trauma facial, incluindo cirurgias. “Este é o primeiro sinal de que está havendo uma descentralização do serviço, até então restrito ao Hospital de Urgência de Sergipe (Huse)”, explica o cirurgião bucomaxilofacial, Davis Vieira.

De acordo com o especialista, a abertura do serviço em Itabaiana proporciona ainda a diminuição da sobrecarga enfrentada hoje no maior hospital do estado. “Isso nos permite trabalhar em rede, seja acolhendo os casos desta região do estado, que antes seriam levados para o Huse, ou até mesmo acolhendo os encaminhamentos da capital”, complementa.

A equipe está composta por nove cirurgiões bucomaxilofaciais, que se alternam em plantões de 24 horas. “Além dos procedimentos mais complexos, como os que demandam intervenções cirúrgicas, eles também darão assistência às urgências odontológicas do hospital. Portanto, trata-se de um grande ganho não somente na assistência a traumas, mas também na urgência odontológica”, explica o diretor administrativo do hospital, Fábio Pinheiro.

Referência

Atualmente, o Hospital Regional de Itabaiana é responsável por acolher grande número de atendimentos ortopédicos da região do sertão e agreste sergipanos. Das 150 cirurgias realizadas mensalmente no hospital, quase metade é destinada à área ortopédica.

As escalas de plantão do hospital estão fechadas, diariamente, com a presença de dois cirurgiões, dois clínicos, pediatra, ortopedista, anestesiologista e cirurgião bucomaxilofacial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário