sábado, 14 de janeiro de 2012

IDOSOS E DEFICIENTES FÍSICOS DE SOCORRO TERÃO CARTÃO PRIORITÁRIO.

A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito - SMTT- de Nossa Senhora do Socorro já está disponibilizando os cartões que dão direito a idosos e deficientes físicos a estacionar em vagas prioritárias. O cartão é disponibilizado de forma gratuita para todos os beneficiados socorrenses. Na manhã da ultima quinta-feira, 12, foi entregue na SMTT o primeiro cartão.

Uma das maiores vantagens para o usuário do benefício é a comodidade em que se pode adquirir o cartão. “Antigamente os idosos e deficientes físicos que residiam em Socorro tinham que solicitar o cartão fora do município e agora o benefício pode ser solicitado e confeccionado aqui mesmo em Socorro não tendo mais que se deslocar para Aracaju para adquirir o benefício”, afirmou o superintendente municipal de Trânsito, José Toledo Neto.

De acordo com as resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Transito - Contran - 'todos os estabelecimentos, sejam públicos ou privados, são obrigados a reservarem de 3 à 5% das vagas no estacionamento para idosos e pessoas com deficiências físicas'. O aposentado e morador do Conjunto João Alves Filho, em Socorro, Flaviano dos Santos, afirma que o benefício trará para idosos e deficientes mais que comodidade, um direito e uma lei que deve ser cumprida.

“Por se tratar de vagas muito próximas da entrada das maiorias dos estabelecimentos os carros e usuários que não adquirem do benefício acabam ocupando indevidamente as vagas à nós destinadas. O cartão é um meio de comprovação que nós temos quando formos estacionar. Além de trazer mais comodidade para nós socorrenses com a confecção dos cartões aqui no próprio município”, falou Flaviano.

Uma das maiores preocupações da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro é justamente no cumprimento dos direitos do cidadão, por isso, todos os cartões virão com selos para que dificultem a falsificação do mesmo. O idoso e o deficiente interessado poderá fazer o pedido na SMTT munidos de CPF, RG e cópia do comprovante de residência. Em seguida será preenchida uma ficha e em no máximo 5 dias o cidadão terá seu cartão pronto para uso.

Com relação aos deficientes, além dessa documentação devem apresentar o atestado médico que comprove a deficiência física ambulatória ou a mobilidade reduzida, contendo a respectiva indicação de acordo com a Classificação Internacional de Doenças - CID - o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, com data de emissão não superior a três meses. Segundo o superintendente de Trânsito, mais de 20 pessoas já solicitaram o cartão.

“É importante frisar que o usuário deve ter cuidado com o cartão, deve plastificá-lo e fixar o mesmo em um lugar visível do carro. O cartão terá validade de 4 anos. A procura está sendo positiva, os socorrenses estão adquirindo o benefício, o usuário poderá utilizá-lo dentro e fora do município e em todo território nacional”, explicou José Toledo Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário