sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

PM REALIZA OPERAÇÃO SATURAÇÃO EM DIVERSOS PONTOS DA CAPITAL E GRANDE ARACAJU.

A Polícia Militar, através do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), realiza nesta sexta-feira, 06, a Operação Saturação na capital e Grande Aracaju. A ação tem como objetivo prioritário realizar abordagens a pessoas e veículos com o intuito de apreender veículos com restrições administrativas, prender condutores com mandados de prisão em aberto e ainda fortalecer a sensação de segurança nas comunidades.

Segundo informações do tenente-coronel Paulo da Silva Batista, comandante do 1º Batalhão de Polícia Comunitária que também está respondendo pelo comando do CPMC, a Operação Saturação contempla nesta data oito pontos onde o policiamento está sendo reforçado.

“A Polícia Militar tem trabalhado com o ideal de tentar evitar que certos delitos ocorram. Nossa ação é preventiva, então definimos determinados pontos com base em estatísticas repassadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp 190). Estamos nas ruas diariamente e temos trabalhado intensamente, dentro das nossas possibilidades”, declarou o tenente-coronel Paulo.

Um dos pontos de grande movimentação na capital e que contou com o reforço da Operação Saturação foi a entrada do bairro Santa Maria, em Aracaju. O local contou com certa de 20 policiais militares e apoio da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT). O policiamento na região contou com o comando do capitão Donald Antônio Araújo da Costa, comandante da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Comunitária, que destacou o empenho da tropa na área.

“A Operação Saturação está ocorrendo hoje em diversos pontos. Aqui no bairro Santa Maria estaremos em outros pontos, porque a criminalidade migra e sabemos que as informações são logo repassadas aos demais moradores da região. Pontos como a entrada do bairro, área da feira e proximidades da sede o 1º Batalhão estão contemplados”, mencionou o capitão Araújo.

No bairro Santa Maria, as principais ocorrências registradas durante a manhã de sexta-feira foram infrações de trânsito. “Condutores de veículos sem capacetes e com licenciamento do veículo vencido estão entre as principais situações. Além disso, também apreendemos uma arma em miniatura. Poderia servir para ameaçar cidadãos, mesmo não tendo potencial lesivo”, pontuou novamente o capitão Araújo.

“Iniciamos a Operação Saturação às 7 horas e não temos horário para concluir. É fato que respeitaremos o limite físico da tropa. Certamente outras operações deste tipo devem ocorrer, pois o objetivo da Polícia Militar é coibir a criminalidade e é o que estamos fazendo hoje”, mencionou o tenente-coronel Paulo. Outros exemplos de pontos contemplados com a Operação Saturação são a Orla de Atalaia (em Aracaju), Marcos Freire II, Fernando Collor (ambos em Nossa Senhora do Socorro), entre outros. O efetivo estará distribuído pela manhã e pela tarde em pontos diversos.

Continuidade das ações

Neste mês de janeiro, a PM continua realizando as Operações Saturação, Visibilidade, Fecha Quartel e Comércio Seguro. As ações realizadas pela Corporação são distintas e com focos diferenciados.

- Operação Saturação: Acontece nesta sexta-feira, 06, em pontos da capital e Grande Aracaju. Tem como objetivo apreender veículos com restrições administrativas, prender condutores com mandados de prisão em aberto e ainda fortalecer a sensação de segurança nas comunidades. Durante o policiamento são realizadas blitze em pontos estratégicos. Há uma parceria entre Polícia Militar, SMTT de Aracaju e SMTT de Socorro. Acontece apenas em datas específicas e previamente definidas.

- Operação Visibilidade: A ação tem como objetivo prevenir delitos e reduzir a criminalidade em diversos pontos da capital sergipana. Acontece diariamente. Foi iniciada em outubro de 2011 e não tem previsão para término.

- Operação Comércio Seguro: Tem como intuito prevenir delitos em áreas comerciais específicas, como Centro de Aracaju, bairros Siqueira Campos e Treze de Julho. Foi iniciada no mês de outubro de 2011 e não tem previsão para término.

- Operação Fecha Quartel: É desencadeada quando há uma determinação expressa do Comando Geral da PM. Na prática, o efetivo administrativo se soma ao efetivo ostensivo (que atua nas ruas) para reforçar o policiamento da capital e interior sergipano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário