terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

PREFEITO EMPOSSA NOVOS SECRETÁRIO MUNICIPAIS.

Dar continuidade ao projeto político que já vinha apresentando resultados positivos e avançar ainda mais são os grandes desafios apontados pelo prefeito Edvaldo Nogueira ao empossar os novos secretários municipais na manhã desta terça-feira, 22, no auditório da Sociedade Semear. Em cerimônia bastante disputada, o prefeito de Aracaju destacou algumas das ações bem sucedidas da gestão municipal nos últimos cinco anos que deverão ser tocadas pelos novos gestores.

"Não tem um bairro de Aracaju que não tenha uma obra da nossa administração nos últimos cinco anos. A construção do bairro 17 de Março, a renovação da frota de transporte coletivo, o envio do Plano Diretor à Câmara Municipal, o cadastramento de 37 mil Bolsas Famílias são algumas das realizações mais importantes. Em todos os aspectos, nós avançamos, embora precisemos fazer ainda muito mais. Quanto mais se realiza, mais novas perspectivas se abrem", disse o prefeito.

Por isso, ressaltou Edvaldo, a grande tarefa dos novos gestores será continuar tocando as ações e projetos com a mesma competência e sabedoria dos anteriores. "Todos os secretários que saem hoje merecem mais do que 10, porque deram o melhor de si e trabalharam de forma decidida. A nossa cidade desponta em primeiro lugar no índice de desenvolvimento social do Nordeste e é a quarta do Brasil a investir recursos próprios em obras e serviços. Esses são só alguns dados que demonstram os resultados do nosso trabalho nos últimos anos. E ainda faremos muito mais", afirmou.

Mudanças

O historiador, professor universitário e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE), Antônio Bittencourt, assumiu a Secretaria Municipal de Educação (Semed). A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) passa a ser presidida por Telma Pimentel. Bosco Rolemberg deixa a Chefia de Gabinete do prefeito para assumir a Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Além desses nomes, Antônio Samarone retorna à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Osvaldo Nascimento sai da SMTT para assumir a presidência da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). Fabiana Passos, que era assessora especial do prefeito, reassume a Secretaria Chefe do Gabinete. A ex-deputada estadual Tânia Soares agora ocupa a Secretaria Municipal de Governo. Lucivanda Nunes, que antes ocupava a Secretaria de Controle Interno e interinamente a Secretaria de Administração, agora é a secretária de Administração e ocupa interinamente a Secretaria de Controle Interno.

Continuam nos cargos Silvio Santos (Saúde), Jeferson Passos (Finanças), Luiz Carlos Santana (Procuradoria Geral do Município), Lucimara Passos (Emsurb), Marcos Cardoso (Comunicação), Rômulo Rodrigues (Participação Popular), Waldoilson Leite (Funcaju), Lucivanda Nunes (Administração) e Dulcival Santana (Planejamento).

Experiência

De volta ao órgão onde realizou uma gestão repleta de bons resultados, Samarone retorna à SMTT com mais vontade de agir em prol da melhoria do trânsito da cidade, ressaltando que prezará pelo diálogo entre as diversas categorias. "Temos dois grandes problemas pela frente: a segurança no trânsito e a falta de fluidez, o que causa o engarrafamento. O foco da minha gestão irá girar em torno desses dois eixos", afirmou ele.

"Para isso, convocaremos a sociedade para discutir um pacto de gentileza, através da reestruturação da nossa equipe de educação. É um assunto divergente, por isso estaremos abertos a ouvir todos os envolvidos. Além disso, também focaremos em nossa administração a questão da mobilidade", disse Samarone, ressaltando que já enviou um ofício para a Câmara de Municipal solicitando sua presença na Casa para ouvir os vereadores.

Outro nome que retorna ao antigo posto é o de Fabiana Passos, que ocupa novamente a Secretaria Chefe do Gabinete. Há 12 anos se dedicando à administração pública municipal, a nova secretária destaca a importância do cargo que acaba de assumir para a condução dos projetos municipais. "O gabinete é toda a coordenação, planejamento e integração entre as secretarias. O papel do Chefe de Gabinete é ser coordenador de diversas atividades, fazendo a ponte entre as pastas e o prefeito, sem se esquecer de fazer a interlocução com a sociedade", afirmou Fabiana.

Após ocupar uma das pastas mais complexas da administração municipal, que é a SMTT, Osvaldo Nascimento visualiza a presidência da Emurb como um dos maiores desafios já apresentados. "Espero contribuir para levar adiante as grandes obras já iniciadas, como escolas, creches e postos de saúde - instituições fundamentais para o desenvolvimento econômico e social da cidade", anunciou Osvaldo.

Continuidade

Após anos de trabalho como parlamentar, a ex-deputada estadual Tânia Soares agora retorna ao Poder Executivo cheia de expectativas. "Meu maior desafio será dar continuidade ao que já vinha dando certo. A Segov media as relações entre a prefeitura, os secretários, os movimentos sociais e outros agentes da sociedade civil. Sua importância está em se aproximar da sociedade, concretizando os projetos municipais e realizando uma mediação política. Vou trabalhar muito para isso", garantiu Tânia.

Com grande conhecimento na área de habitação, Telma Pimentel assume a presidência da Fundat destacando suas prioridades. "Promover políticas que gerem trabalho, renda, profissionalismo e emprego vai ao encontro do fortalecimento da imagem de Aracaju como cidade da qualidade de vida. Os projetos de grande demanda como a inserção da mão de obra no mercado de trabalho e os programas de habitações como o Minha Casa, Minha Vida também continuarão tendo destaque junto à sociedade", anunciou a nova presidente.

Entre os novos nomes junto à administração municipal, o professor Antônio Bittencourt terá uma grande tarefa à frente da Semed. "Minha maior preocupação será com a qualidade do ensino e do aprendizado. A rede municipal tem uma estrutura física muito boa, os professores estão sendo constantemente capacitados. Aliando professor, aluno e estrutura didático-pedagógica é possível gerar benefícios à sociedade, pois a educação é um fator fundamental de ascensão econômica", garantiu o professor.

Resultados positivos

Emocionado, o novo secretário de Assistência Social, Bosco Rolemberg, destacou a importância das realizações implementadas pela prefeitura. "Foram cinco anos de desafios e vitórias. Consolidamos os avanços de um bloco político que iniciou um novo ciclo na história política da nossa cidade. Nossa mudança teve reflexo nos quadros estadual e nacional. Todo o enfrentamento trouxe como resultado a construção de uma cidade com condições de vida e desenvolvimento prósperos, que tem deixado todos os aracajuanos orgulhosos", disse o novo secretário de Assistência Social da PMA.

Bosco, que era estudante de Serviço Social e militante na época da ditadura militar, transmitiu segurança e experiência quanto às ações no âmbito social do município. "Na área social, superamos as expectativas ao incluir 37 mil famílias no Programa Bolsa Família. Na educação, destacamos o esforço pela melhoria da qualidade e os avanços na melhoria da estrutura física das escolas. Garantimos à sociedade a mobilidade urbana plena, prezamos pela limpeza e organização da cidade. O consórcio de aterro sanitário também está em estágio avançado, ressaltando a nossa preocupação com a qualidade de vida da população", ressaltou

"Beneficiamos mais de 5 milhões de pequenos e médios empreendedores, garantimos o sonho da casa própria para mais de 6 mil pessoas através do Programa de Arrendamento Familiar. E construímos o bairro 17 de Março, retirando da faixa de miséria quase mil famílias do Morro de Avião e de outras áreas de risco da cidade. Sem orgulho e sem vaidades, tenho certeza que todos os secretários que hoje deixam a administração saem com a sensação de bem-estar pelos esforços empreendidos e pelos resultados conquistados", finalizou Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário