quinta-feira, 31 de março de 2011

ARACAJU ADERE A CAMPANHA "CHEGA DE ACIDENTES".

Agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) vão às ruas nesta sexta-feira, 1º de abril, para realizar uma grande ação educativa. Com o objetivo de alertar a população quanto à necessidade de respeitar o limite de velocidade, as equipes se reunirão na rótula do caju, na ponte da Coroa do Meio. As atividades começam às 6h30 e incluem a distribuição de material informativo, como adesivos para carros e motos. Os agentes vão chamar a atenção dos condutores com bandeiras, faixas, carro de som e camisas.

A atividade faz parte da campanha nacional 'Chega de acidentes', criada com o intuito de informar a sociedade sobre os perigos causados pelo desrespeito às regras de trânsito, em especial quando o assunto é limite de velocidade. O movimento foi lançado em 18 de setembro de 2009, por entidades com um histórico de luta em prol da segurança no trânsito: a ABRAMET (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) e o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária). Mais tarde a Associação Nacional dos Departamentos de Trânsito (AND) também se somou à mobilização.

Na data de lançamento, entrou em funcionamento um contador que estima o número de vítimas fatais e não fatais de acidentes de trânsito e o impacto econômico decorrente dessas ocorrências. A contagem só vai parar quando uma redução efetiva de vítimas de acidentes de trânsito for constatada.

Estatísticas

Estima-se que no Brasil cerca de 37 mil pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito, tanto nas cidades como nas rodovias, e outras 180 mil ficam feridas. Em Aracaju, somente em 2010, foram registrados 7.389 veículos envolvidos em acidentes de trânsito. A ação visa conter o crescimento desses números e conscientizar a sociedade. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas através do site http://www.cesvibrasil.com.br/chegadeacidentes/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário