segunda-feira, 28 de março de 2011

ESTADO ARTICULA COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

A secretária de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides), Eliane Aquino, reuniu diversas pastas do Governo do Estado para, junto com o Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis (DAGV), discutir o plano de enfrentamento à violência, abuso e agressão sexual contra crianças e adolescentes para os próximos quatro anos.

De acordo com Eliane, o objetivo do encontro, que reuniu representantes da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-SE), é definir metas para a prestação do serviço. “O planejamento 2011 precisa ser feito por meio de um plano concreto, exequível e com a participação de todos os entes e Secretarias de Estado que tem competência sobre o assunto. Portanto, a ideia é fazer um planejamento que seja realmente executado em seus detalhes”, resumiu.

A coordenadora do DAGV, a delegada Thaís Santiago, relatou que a proposta é reforçar os laços com a Seides e outros parceiros para combater essa exploração. “A quantidade de agressões não tem necessariamente aumentado, mas o número de denúncias sim. Então, analisando nessa situação, a nova gestão se propõe a adotar práticas mais incisivas no combate a exploração sexual infantil de crianças e adolescentes”, ressaltou.

A representante do Departamento de Assistência Social (DAS), Cláudia Itatiane Santos, coordenadora da Proteção Social Especializada da Seides, explicou que o momento é de fortalecimento da rede de combate à exploração sexual, uma vez que este tema é prioritário para o Governo do Estado. “A gente avança quando aumenta o número de serviços. Passamos de 13 para 36 Centros de Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), ou seja, são mais municípios prestando o serviço de atendimento à vítima de violência. Mas a articulação entre os serviços ainda precisa ser melhorada”, avaliou.

O presidente do CEDCA, Danival Falcão, reforçou que a integração entre as secretarias do Governo e as entidades é fundamental para a execução do plano e alcance das metas que serão estabelecidas. "Este é um trabalho coletivo, que precisa acontecer em muitas instâncias. Por isso, quanto mais os órgãos estiverem envolvidos e conseguirem envolver a sociedade, melhor", ponderou.

O próximo encontro está previsto acontecer no dia 5 de abril. “Nesse dia estaremos consolidando as ações que já vem sendo executadas por cada Secretaria em um único plano, inclusive, atendendo ao Plano Estadual Contra a Violência aprovado em 2010”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário