segunda-feira, 28 de março de 2011

VENÂNCIO: PREFEITOS NÃO PODEM MANTER CLÍNICAS DE SAÚDE DA FAMÍLIA.

O líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Venâncio Fonseca (PP), ocupou a tribuna da tarde de hoje (28) para rebater o discurso proferido pelo líder do governo na Casa, deputado Francisco Gualberto (PT), que enumerou uma série de obras executadas nas gestões do governador Marcelo Déda (PT). Por sua vez, Venâncio destacou as Clínicas de Saúde da Família que, segundo ele, os prefeitos não têm condições de mantê-las funcionando a contento.

“Depois de assistir as narrativas de algumas obras ditas pelo líder do governo, quero iniciar dizendo que a oposição não torce por ‘quanto pior melhor’; queremos que o governo construa e realize. O governo entrega o prédio, mas e quanto aos médicos? E quanto aos medicamentos? A maioria funciona precariamente e as pessoas continuam sendo deslocadas para o Hospital João Alves Filho”, comentou o deputado.

Quanto as obras de revitalização de estradas, Venâncio disse que “nesse sentido, realmente o governo deu umas melhoradas. Sexta (25) eu estava assistindo o Jornal Nacional e vi uma reportagem sobre o terremoto no Japão, que destacou a destruição das estradas. O Japão já reconstruiu tudo em uma semana! Aqui em Sergipe, por exemplo, a estrada que liga Itabaianinha a Tomar do Geru está uma beleza! Deram a ordem de serviço até a eleição, mas depois ela foi paralisada! Em obras, esse governo é devagar demais”.

Em seguida, o deputado lembrou que as finanças do Estado estão abaladas e que os sergipanos estão preocupados com essa situação. “Quebraram o Estado. Não tem perspectiva de aumento para os servidores que vão ficar em uma situação difícil. Será que o governo não vai nem corrigir a inflação como fez o prefeito pardal? O governador, que visitou a Usina Nuclear no Rio Janeiro, deveria visitar também a Usina Nuclear no Japão para ver toda aquela situação”, completou.

Em aparte, o deputado Francisco Gualberto rebateu Venâncio dizendo que “nenhum País do mundo, nenhuma tecnologia conseguiu recuperar todas as suas estradas após um terremoto. Sem contar que a oposição aqui nesta Casa faz um debate inócuo sobre as Clínicas de Saúde da Família. É uma discussão atravessada e a oposição revela que não tem conhecimento sobre o papel da Clínica da Família. Ficam comparando com o hospital de urgência direto e não tem nada a ver. Quem faz funcionar as Clínicas não é o governo do Estado, mas os prefeitos. Elas também não foram feitas para funcionar 24 horas”.

Gualberto ainda colocou que “é a prefeitura quem administra a Clínica. Não é verdade também que o município não pode administrar porque os funcionários necessários elas já contam no seu quadro de pessoal. Para limpar a Clínica a prefeitura já tem seus servidores; o médico de Saúde da Família também já existe no município. É o mesmo médico que ficava em uma casa caindo aos pedaços e que hoje trabalha em um ambiente arejado e limpo”, disse o petista, ressaltando que as Clínicas funcionam até nos municípios que já possuem um hospital de médio porte como em Boquim, Porto da Folha e Lagarto.

Em contrapartida, Venâncio disse que Gualberto não tem que explicar isso a ele, mas sim aos prefeitos sergipanos. “O governo gasta dinheiro e as Clínicas não funcionam. Semana passada, o governador foi a Malhador e quase passa vergonha. Inauguram a Clínica e o governo não pagou pelo terreno. O Governo começou a construir essas Clínicas para cumprir o limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e depois jogou o ‘presente’ nas mãos dos prefeitos. Tem prefeitura que mal pode pagar um médico e vai gerir uma Clínica?”, questionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário