segunda-feira, 11 de julho de 2011

ESTADO INICIA ENTREGA DE KITS DE IRRIGAÇÃO PARA PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA.

Foto:  Edinah Mary

Os técnicos do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN) da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizaram nesta segunda-feira, 11, a entrega de cinco kits de irrigação aos produtores beneficiários do projeto 'Cultivando o Sertão do São Francisco' em Nossa Senhora da Glória. A iniciativa é resultado da execução do modelo de tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).

A ação tem o objetivo de garantir a segurança alimentar e a melhoria das condições de vida dos pequenos produtores rurais. "Hoje iniciamos a entrega dos materiais de irrigação em Glória, em seguida faremos a entrega em outros municípios. Ao todo, cada agricultor recebe 25 itens.", explicou a subgerente de elaboração e execução de projetos do DSAN, Paula Yaguiu.

A agricultora Anailde Alemão de Souza, 36 anos, moradora do povoado Quixaba, em Glória, já sonha com uma boa colheita. "Não vejo a hora de colocar para funcionar esse projeto em minhas terras. Sinto firmeza nesse Programa que o Governo está trazendo para nós. Realmente vai ajudar no desenvolvimento financeiro do agricultor", relatou com satisfação.

O beneficiário do povoado Piabas, o agricultor José Elias de Santana, também não escondeu a alegria ao receber os materiais. "Vou guardar com bastante segurança os materiais e esperar o pessoal que vai me ensinar a usar o que recebi. Não quero fazer nada errado, por isso vou esperar a capacitação para poder instalar tudo certinho", ressaltou.

Continuidade

Em abril, a Seides entregou 900 kg de sementes de feijão e milho. Em cada cidade beneficiada pelo projeto, cinco produtores receberam 10 kg de cada semente. Ao todo, o projeto atende a 45 beneficiários de nove municípios do sertão sergipano: Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo, Itabi, Gararu, Feira Nova, Porto da Folha e Gracco Cardoso.

A próxima etapa do projeto será a realização das capacitações dos agricultores. "Junto com o Sebrae iremos, inicialmente, realizar o curso de formação para os técnicos dos municípios como os da Emdagro, Secretaria de Agricultura e ONGs, porque estas são as pessoas que darão assistência direta aos agricultores", explicou Paula.

A duração dos cursos será de três dias e, em seguida, terá início a capacitação dos produtores, dividida em três grupos: 1) Canindé, Poço Redondo e Monte Alegre; 2) Nossa Senhora da Glória, Feira Nova e Graccho Cardoso; 3) Itabi, Gararu e Porto da Folha. Cada grupo contará com a participação de 15 produtores.

Projeto

O modelo de tecnologia social Pais integra o projeto '“Cultivando o Sertão do São Francisco'”, desenvolvido pela Seides, e possibilita o cultivo de alimentos mais saudáveis tanto para o consumo próprio quanto para a comercialização. A construção das unidades Pais é realizada através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio de convênios firmados com os governos estaduais. Cada unidade atende uma família, escolhida por uma comissão formada pelas equipes técnicas dos estados, dos municípios e dos Territórios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consads).

A produção é agroecológica porque dispensa o uso de ações danosas ao meio ambiente como o emprego de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos. É integrada porque alia a criação de animais com a produção vegetal e ainda utiliza insumos da propriedade em todo o processo produtivo. É sustentável porque preserva a qualidade do solo e das fontes de água, incentiva a associação de produtores e aponta novos canais de comercialização dos produtos, permitindo boas colheitas.

A tecnologia social Pais pode ser utilizada por agricultores familiares, acampados e pré-assentados da Reforma Agrária e comunidades quilombolas, entre outros. Os agricultores selecionados precisam fazer um curso de capacitação com duração de quatro dias desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além dos cursos, o Sebrae presta consultorias em gestão, em comercialização e tecnológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário