quarta-feira, 6 de julho de 2011

FUMACÊ SERÁ APLICADO EM 20 BAIRROS DE ARACAJU.

Foto:  Pedro Leite

A redução do índice de infestação do mosquito da dengue é um compromisso constante da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com os governos Federal e Estadual, a PMA fará a aplicação do fumacê em alguns bairros da capital - um cuidado especial para áreas onde foram notificados ou confirmados casos de suspeita de dengue. Essa já é segunda aplicação em 2011 e, dessa vez, 20 bairros foram incluídos no cronograma de visitas.

Segundo a coordenadora do Programa de Combate à Dengue da SMS, Taíse Cavalcante, o UBV, mais conhecido como fumacê, é um método de aplicação de inseticidas a baixíssimo volume. "Os equipamentos lançam partículas químicas muito pequenas e que atingem o mosquito transmissor da dengue, eliminado o vetor quando já é adulto, diminuindo assim o risco de transmissão da doença", explica Taise Cavalcante.

A coordenadora da dengue ainda destaca que a ação é apenas mais uma etapa do controle da proliferação do mosquito causador da dengue. "A aplicação do inseticida é apenas um cuidado especial voltado para localidades onde houve aumento do número de casos de dengue. Destacamos que é desejada a prevenção da doença através da eliminação do mosquito ainda na fase de larva e, para isso, a população deve colaborar adotando as recomendações dos agentes de endemias", pontua a coordenadora da dengue.

Ela ressalta ainda que o fumacê elimina apenas o mosquito adulto. "As pessoas precisam se conscientizar que a melhor maneira de manter essa doença longe da comunidade é prevenindo a formação de criadouros. Nesse caso, ninguém melhor do que o próprio morador para fiscalizar a sua casa e mobilizar a vizinhança", alerta o secretário Silvio Santos.

Cuidados

A Vigilância Epidemiológica do Município recomenda que, com a chegada do fumacê, a população tome alguns cuidados, como cobrir alimentos expostos à mesa e abrir portas e janelas das casas. O ar deve circular dentro das residências para que o inseticida elimine o maior número de mosquitos possível.

A Vigilância ainda destaca que o inseticida não é prejudicial à saúde humana, mas pode causar reações de irritação em pessoas alérgicas ou muito sensíveis a produtos químicos. Por isso, alérgicos, idosos e crianças devem ficar distantes do contato direto com o fumacê.

Agenda

O fumacê estará nos bairros em horários estratégicos: início da manhã (7h) e fim de tarde (17h). Serão feitos quatro ciclos de aplicação do inseticida, durando de 2 a 3 dias de ação de cada ciclo. É preciso destacar que o carro do fumacê visitará 15 dos 20 bairros pela tarde e os bairros América, Siqueira Campus e Cirurgia serão visitados tanto pela tarde quanto pela manhã.

Já o bairro Gragerú será visitado somente no turno da manhã. O motivo da alternância dos horários de visita é a intensidade do transito nas localidades. Caso haja chuva forte, as datas de visitas serão remarcadas, pois para o inseticida agir adequadamente é necessário tempo limpo sem chuvas.

Confira a agenda de aplicação do primeiro ciclo:

Siqueira Campos - 11 a 13 de julho

18 do forte - 11 a 15 de julho

Cidade Nova - 11 a 15 de julho

Cirurgia - 14 a 15 de julho

Bairro Industrial - 18 a 21 de julho

Atalaia - 11 a 15 de julho

Aeroporto - 11 a 15 de julho

Santa Maria - 18 a 22 de julho

José Conrado de Araújo - 11 a13 de julho

Bugio - 18 a 20 de julho

Olaria - 13 a 15 de julho

Jardim Centenário - 14 a 15 de julho

Farolândia - 11 a 15 de julho

Luzia - 11 a 14 de julho

Jabotiana - 18 a 21 de julho

Ponto Novo - 20 a 22 de julho

Coroa do Meio - 11 a 15 de julho

São Conrado - 11 a 15 de julho

Grajeru - 11 a 14 de julho

Bairro América - 13 a 15 de julho

Nenhum comentário:

Postar um comentário