segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MATERNIDADE NOSSA SENHORA DE LOURDES CELEBRA A SEMANA DO ALEITAMENTO.

Teve início nesta segunda-feira, 1º de agosto, a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Para celebrar a data, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) em parceria com o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), elaborou uma programação especial voltada para usuárias do serviço e profissionais de saúde. A programação se estende até a próxima sexta, 5.

Durante a abertura do evento, as participantes assistiram a um vídeo educativo e ouviram orientações de especialistas. “Não há o que contestar. O leite materno é o alimento mais completo que existe. Isso sem falar do vínculo que ele proporciona para a mãe e o bebê. Estamos aqui reforçando o que todos nós já sabemos o quanto é importante esse gesto de amor”, disse a superintendente da maternidade, Carline Rabelo.

Benefícios

Referência em alto risco, a MNSL realiza diariamente partos de bebês prematuros e de baixo peso. Um público específico que, segundo o neonatologista Alex Santana, necessita ainda mais do reforço do leite materno. “Diferente do leite industrializado, o leite que sai do peito da mãe previne de várias doenças, principalmente das infecções. Ele é capaz de auxiliar não só no desenvolvimento físico e orgânico do bebê, mas também no aspecto intelectual”, explicou Alex.

As comprovações científicas são percebidas na prática pela dona de casa Carine de Almeida. Marinheira de primeira viagem, ela não dispensa um bom colinho à pequena Samyra. “Esse momento é único. Gosto de sentir minha filha perto de mim assim, quentinha. Depois das mamadas, notei que ela está mais esperta”, relatou Carine.

Com Júlia Vitória não é diferente. A menina, que acaba de completar um mês de vida, nasceu com apenas 1,55 kg. Para alcançar o peso ideal e ficar livre de qualquer complicação, Joseilma Ribeiro dispensa todos os cuidados indicados pelos médicos. “Quando ela não pega o peito, retiro o leite através da massagem e ordenha e em seguida dou no copinho, como as enfermeiras me ensinaram. Vou alternando. Quero que ela cresça saudável e feliz”, contou a dona de casa.

Campanha

A Campanha Nacional do Aleitamento Materno 2011 lançada nesta segunda-feira,1º, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no Rio de Janeiro, teve como tema 'Comunique-se! Amamentação - uma experiência em 3D'. A idéia do governo Federal é destacar o valor do diálogo e da troca de conhecimento entre mulheres de todo o país, para que a mensagem do aleitamento chegue à todas as mães.

Em Sergipe, a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), iniciou uma Campanha para arrecadação de frascos de vidro com tampas de plástico. Os recipientes são fundamentais para uso no processo de armazenamento, pasteurização e distribuição do leite humano às maternidades do Estado. “Estamos com a carência desses itens principalmente nos tamanhos pequenos e médios. São frascos domésticos de café solúvel e maionese que podem ser encontrados em facilmente. Quem tiver em casa, vai ajudar a muita gente”, informou a enfermeira do BLH, Ana Cristina.

As doações podem ser feitas na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada naAv. Tancredo Neves s/ número - Bairro Capucho, ou no Banco de Leite Marly Sarney, que fica na rua Recife s/número , bairro José Conrado de Araújo. Informações pelos telefones: 3225-8659 ou 3226-6335.

Programação

Dia 02/08 - Mesa redonda: ‘O aleitamento materno no desenvolvimento do bebê prematuro’
Local: Auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Horário: 9h
Atividade : Debate entre gestores, usuárias da maternidade, profissionais da fonoaudiologia, pediatria, psicologia e nutrição.

Dia 03/08 - Dinâmica: ‘Mitos e Verdades’ - Aspectos Biopsicossociais do Aleitamento
Local: Área de convivência próximo à Ala Rosa
Horário: 15h
Atividade: Orientação de mães e brincadeiras (perguntas e respostas ) com distribuição de brindes.
*A dinâmica será coordenada por uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, psicólogas e terapeutas ocupacionais.

Dia 04/08 - Palestra: ‘Aleitamento materno X Alergia ao leite de vaca’
(palestrante - pediatra do BLH)
Local: Auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Horário: 9h

Dia 05/08 - Debate com a equipe de trabalho e construção de documento coletivo:
‘O que queremos para a amamentação’
- Encerramento da Semana Mundial com a contagem dos frascos de vidro doados na Campanha de Arrecadação
Local: Auditório da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
Horário: 14h

Nenhum comentário:

Postar um comentário