segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SMTT DE ARACAJU REALIZA AÇÃO EDUCATIVA COM PAIS DE ALUNOS.

Foto:  Cleverton Ribeiro

Com a volta às aulas, os congestionamentos em frente às escolas nos horários de pico se tornam mais constantes. Por conta desse aumento do fluxo de veículos nessas áreas, agentes da SMTT realizam ações educativas durante as duas primeiras semanas de aula para controlar o trânsito, melhorar o fluxo, prevenir acidentes e evitar congestionamentos.

Segundo o capitão José Luís, coordenador de trânsito da SMTT, o objetivo é evitar que os pais parem na faixa de pedestre, em fila dupla ou em local proibido. "Trabalhamos para evitar que os pais parem o trânsito para levar seu filho até o colégio, principalmente os pequenos", explica ele.

As escolas que vão receber essa ação são escolhidas de acordo com a quantidade de alunos. "Escolhemos cinco escolas por semana, nas quais o trânsito congestiona mais, e colocamos dois agentes para efetuar a ação educativa", explica o coordenador. Ele explica ainda que a duração do grande fluxo na porta das escolas dura, no máximo, 30 minutos, nos horários de início e término das aulas.

Depois dessas duas semanas dedicadas a controlar o trânsito nas escolas, os agentes vão trabalhar em outras ações educativas, como fiscalização de estacionamento em fila dupla, em vagas de idosos e deficientes físicos, campanha para a faixa de pedestre e outras infrações que atrapalham o trânsito.

Operadores de Trânsito

O projeto ‘Lição de Cidadania', executado pela SMTT, tem o objetivo de treinar os funcionários das escolas para torná-los operadores de trânsito. "Oferecemos um curso para funcionários com noções de trânsito e de cidadania, para que eles saibam como executar o trabalho", explica o Capitão José Luís.

Esse operador de trânsito tem uma farda apropriada para o trabalho, com apito e colete reflexivo, e coordena o trânsito, orientando os pais no desembarque das crianças, como também estimula as pessoas a atravessarem na faixa. "Eles fazem um trabalho muito importante e que nos ajuda bastante", afirma o coordenador.

Educação

No entanto, mesmo com o trabalho dos operadores de trânsito nas escolas, os agentes da SMTT continuam presentes nas escolas. "Queremos fazer uma ação presença, para que as pessoas vejam que a SMTT está ali para orientar, ensinar, disciplinar e, se for o caso, punir aquele que esteja cometendo uma infração de trânsito. Fazemos isso da forma mais descontraída possível, para contribuir com o trânsito e melhorá-lo para todo mundo", explica o Capitão José Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário