quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PONTE GILBERTO AMADO ESTÁ COM 91% DAS SUAS OBRAS CONCLUÍDAS

Foto:  Mario Souza

A maior ponte em construção no Nordeste do Brasil, a Gilberto Amado, está com 91% de suas obras concluídas. A edificação sobre o Rio Piauí, que liga os municípios de Estância e Indiaroba, possui uma extensão de 1.712 metros, por 14,20 metros de largura, e está em fase de conclusão do tabuleiro, restando apenas cerca de cinco metros do vão central para finalizar o piso de concreto, permitindo a travessia de pedestres e veículos.

A construtora iniciou a terraplanagem dos acessos que interligam a ponte à rodovia pelo município de Indiaroba. Em Estância, devido ao mangue, às margens do rio, o acesso foi projetado com uma estrutura de caixa estaqueada de concreto armado de cerca de 70m de comprimento e já está em execução. Após esse trecho, como o solo possui resistência suficiente, será feito o aterro e a posterior pavimentação.

Nos próximos dias serão iniciados os trabalhos de implantação da iluminação que contará com 200 postes de ferro, com altura de 10 metros cada um, com luminárias de alumínio injetado e lâmpadas de vapor de sódio com 400 wats.

Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, a ponte Gilberto Amado já é uma realidade. “A sociedade e todos que passam já veem a ponte toda desenhada. Agora são os serviços complementares. Apesar do atraso nos repasses por conta do Governo Federal, através do Ministério do Turismo, quando tivemos que diminuir o ritmo da obra em algumas etapas, mas não paramos os trabalhos, acreditamos que no final do mês de abril, início de maio, a ponte estará concluída”, disse.

Obra de fundamental importância para o turismo na região do litoral Sul sergipano, a ponte Gilberto Amado junto com a ponte Joel Silveira (já inaugurada) irá reduzir o tempo de viagem para os visitantes da Bahia. São duas pistas de 3,50m cada, dois acostamentos de 2m cada e passeios de 2m, um por via. Os investimentos ultrapassam os R$ 119 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário