quarta-feira, 23 de outubro de 2013

MAIS DE 1500 ALUNOS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL PARTICIPAM DA REVISÃO DO ENEM.

"É muito importante essas revisões do Exame Nacional do Ensino Médio. O Governo de Sergipe está provando na prática que se preocupa com os alunos da rede pública. Estou estudando bastante, e tenho certeza que irei cursar Enfermagem na Universidade Federal de Sergipe". A declaração de Ana Paula Fung, 18 anos, retrata o grau de otimismo dos alunos da rede pública ao participar da revisão final para as provas do Enem, que a Secretaria de Estado da Educação está promovendo desde a última terça-feira, 22, na quadra do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte.

São mais de 1.500 alunos participando ativamente das revisões que prosseguirão até esta sexta-feira, 25, sempre a partir das 16h. Os professores se desdobram para revisar e tirar dúvidas dos alunos sobre os conteúdos de todas as disciplinas do ensino médico. As revisões estão sendo transmitidas ao vivo pelo portal A8SE.COM, da TV Atalaia.

Coube ao professor de Biologia, Sílvio Patrício, o "Joinha", iniciar a aula no primeiro dia de revisão. Para descontrair, o professor imitou a cantora Anita. Ao som da música "Show das Poderosas", Joinha apareceu no palco fantasiado e arrancou aplausos dos presentes. "Vamos revisar Biologia com uma boa dose de humor. Os nossos alunos precisam relaxar para que possam realizar uma boa prova do Enem", declarou.

Sílvio Patrício é professor do Colégio Estadual Maria do Carmo, localizado no conjunto Augusto Franco. Ele também leciona nos polos do Pré-Universitário dos colégios Tobias Barreto e Severino Uchoa. "Assim como a música da cantora Anita, quero mostrar para os alunos da rede estadual de ensino que todos são poderosos, por isso, tenho certeza de muitos deles sairão muito bem no Enem", afirmou o professor.

A coordenadora do Pré-Universitário, Gabriela Zelice, disse que as revisões servirão para que os alunos percebam em quais áreas de conhecimento devem aprofundar seus estudos para obter aprovação no curso a que deseja concorrer. Durante os quatro dias os conteúdos das diversas disciplinas do ensino médio serão revisadas.

"Além da revisão final, a Secretaria da Educação promoveu, ao longo do ano, simulados entre os alunos da rede regular e do pré-universitário com o objetivo de preparar nossos estudantes para o Enem, que é a porta de entrada para a Universidade Federal de Sergipe", explicou a coordenadora.

Otimismo

Clézia Lima, 18 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio, do Colégio Dom Luciano, disse que está otimista em cursar Medicina, na UFS. "É um curso muito concorrido, mas estou preparada. Nós temos excelentes professores, por isso acredito que muitos irão entrar na Universidade", opinou.

Amistrong dos Santos, 21 anos, pretende cursar Psicologia. Para ele, a revisão final promovida pela Seed é de suma importância para os alunos da rede pública. "Podemos tirar dúvidas com os professores, revisar temas e questões que deverão cair no Enem. Participei dos Simuladões e agora estou pronto para participar do exame", colocou.

Rafael Silas dos Santos, 16 anos, está na dúvida se irá tentar uma vaga para o curso de Direito ou Enfermagem. "Devo resolver logo, mas o importante, é que estou preparado para cursar a Universidade. Vou participar ativamente das revisões para tirar algumas dúvidas e aprender mais ainda", disse o aluno. 

Estima-se que mais de 10 mil alunos da rede estadual estejam inscritos no Enem. Atualmente existem 15.248 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio na rede estadual. A programação da revisão final contou, no seu primeiro dia, com aulas de Literatura, com o professor Roberto Lopes; Matemática, com o professor Walber; Física, com a professora Edigênia; Biologia, com o professor Sílvio Patrício; Química, com o professor Antônio Chagas, História, com o professor Jorge Marcos e Espanhol, com o professor Adenilson.

Enem

Uma vez que o Estado de Sergipe não participa do horário de verão, os portões dos locais de realização das provas serão abertos às 11h, e os exames serão aplicados a partir das 12 horas. O exame acontece no sábado e domingo, dias 26 e 27 de outubro. Em Sergipe, 28 municípios serão sedes para a realização das provas e 238 unidades escolares foram selecionadas para sediar os exames, sendo que 47% são da rede estadual.

O Governo de Sergipe também vai colocar ônibus para os estudantes que precisem se deslocar para os locais das provas e distribuirá na porta das escolas um kit com lápis, borracha, caneta e água. Os professores também estarão nas escolas que sediarão o Enem para desejar uma boa prova a todos os alunos da rede estadual. 

A rede pública estadual de ensino registrou 4.059 estudantes aprovados nos vestibulares de 2013. Desse total, 3.014 alcançaram êxito na UFS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário