sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SECRETÁRIO DE SAÚDE DE ARACAJU EMPENHARÁ ESFORÇOS PARA OTIMIZAR OS SERVIÇOS.

"O Poder Público Municipal está decidido em reforçar a qualidade da Rede de Saúde da Capital sergipana". É o que garante o atual secretário da Saúde de Aracaju, Luciano Paz. A declaração foi feita na manhã desta sexta-feira, durante entrevistas concedidas aos programas ‘Balanço Geral', da TV Atalaia e ‘Fala Sergipe', da emissora de rádio Mix FM.

Durante as entrevistas surgiram questionamentos relacionados à falta de medicamentos e equipamentos, furos nas escalas dos médicos e morosidade do atendimento. De acordo com o secretário, o principal problema do Sistema Público de Saúde refere-se à gestão dos recursos. Na avaliação de Luciano Paz, a burocratização e a ausência de um sistema informatizado têm comprometido a qualidade dos serviços.

"A falta de comunicação entre os setores compromete a celeridade no fluxo de pessoas e processos internos. Além disso, o controle do que entra e saí nas unidades de saúde ainda é feito manualmente. Se houvesse um sistema informatizado, poderíamos dar mais celeridade para providenciar os equipamentos e medicações que estão em falta", observou.

A intenção do secretário é diagnosticar os problemas, colher as demandas específicas de cada unidade de saúde e operacionalizar o sistema. Para atingir a meta de garantir melhor qualidade na prestação do serviço, o secretário e o vice-prefeito da cidade, José Carlos Machado, têm feito visitas às Unidades da Saúde da Família (USFs).

"Estamos detectando as falhas para atender quem precisa com mais agilidade e presteza. Precisamos fazer com que a máquina funcione, monitorar e acabar com os gargalos para conseguir obter avanços significativos", considerou Luciano Paz.

Visitas

Ainda durante a manhã, após as entrevistas, o secretário de saúde junto ao vice-prefeito José Carlos Machado, visitou duas Unidades de Saúde da Família na Zona Norte da cidade. A Onésimo Pinto, situada no bairro Jardim Centenário e Lauro Dantas, localizada no bairro Bugio.

Na percepção de Luciano Paz as demandas evidenciadas na visitação não são complexas, porém, geram transtornos. "A exemplo da burocratização para a chegada do resultado de exames e os atrasos ou falta por parte de alguns profissionais", detalhou. Ele ainda salienta que "não adianta ficar no gabinete recebendo informações, tem que participar e se situar para mudar a realidade".

Já Carlos Machado assegura que o trabalho de visitas será contínuo. "Estamos conhecendo de perto a real situação. Temos que estar a par de tudo para humanizar o sistema e dar dignidade aos pobres", declarou.

O vice-prefeito também destacou o empenho do vereador e médico, Dr. Agnaldo Feitosa, que presta serviço na unidade Lauro Dantas. "Acho louvável a atitude do vereador Dr. Agnaldo, que mesmo não tendo obrigação de exercer a profissão durante seu mandato no Legislativo, está hoje atendendo à população e honrando o juramento que fez. Ele faz isso por amor à Medicina e por se preocupar com as pessoas mais carentes, é um gesto muito bonito", completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário